TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Ambiental Como Ferramenta Para Melhorar O Ambiente Em Que Vivemos

Artigo: Psicologia Ambiental Como Ferramenta Para Melhorar O Ambiente Em Que Vivemos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 12

Resumo:

A percepção, as atitudes e a avaliação que cada indivíduo faz sobre o ambiente, são sempre influenciadas pelas dimensões sociais e culturais. Cada pessoa percebe, avalia e tem atitudes individuais em relação ao seu ambiente físico e social, bem como, o ambiente exercerá efeitos particulares sobre as condutas humanas. Então, quando falamos em psicologia ambiental estamos estudando uma troca entre pessoa e ambiente O presente estudo tenta conectar as ideias trabalhadas pela Psicologia Ambiental a fim de promover um local que seja atraente para as pessoas. O projeto em questão é a construção de uma pousada ecologicamente correta que ofereça práticas ambientais e atividades que visam melhorar o bem estar dos hóspedes. O público foi definido pelo poder aquisitivo pois o local para a construção de pousada não é muito grande, logo serão poucos apartamentos e o preço da hospedagem deve ser acima das tarifas de pousadas convencionais. Outra característica é o de ser amigo da natureza, uma vez que o empreendimento tem toda uma visão ambiental e sustentável, nada mais justo que o público entenda e se identifique com a proposta do local. Sendo assim, quando falamos da criação de uma pousada devemos priorizar a construção de algo que venha a atender as visões humanas do que seria considerado um lugar aconchegante e que ao mesmo tempo tivesse uma infra estrutura voltada a atender as questões ambientais e é com base nestes conceitos que queremos moldar os quartos da pousada, aliando técnicas de permacultura e bio construção a fim de promover um local de bem estar e o mais sustentável possível.

Palavras Chave: Bioconstrução, Meio ambiente, bem estar.

Introdução

Os primeiros livros sobre Psicologia Ambiental foram publicados nos Estados Unidos, na década de 70 (Almeida, 1981). Era uma disciplina bastante jovem que buscava o estudo da pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações - e não somente as relações – entre a pessoa e o meio ambiente físico e social.

A percepção, as atitudes e a avaliação que cada indivíduo faz sobre o ambiente, são sempre influenciadas pelas dimensões sociais e culturais. Cada pessoa percebe, avalia e tem atitudes individuais em relação ao seu ambiente físico e social, bem como, o ambiente exercerá efeitos particulares sobre as condutas humanas. Então, quando falamos em psicologia ambiental estamos estudando uma troca entre pessoa e ambiente (Bronfenbrenner, 1979).

Essa inter-relação é dinâmica, tanto nos ambientes naturais quanto nos construídos. Ela é dinâmica porque os indivíduos agem sobre o ambiente (por exemplo, construindo-o), mas esse ambiente, a seu modo, modifica e influencia as condutas humanas. Não se estuda nem o indivíduo, nem o ambiente separadamente. Por isso, sabemos que determinadas especificidades ambientais tornam possíveis algumas condutas, enquanto inviabilizam outras (Campos de Carvalho, 1993).

A psicologia ambiental tem uma preocupação em estudar como um determinado ambiente pode influenciar um indivíduo. Em outras palavras, como, por exemplo, a casa de uma pessoa é capaz de influenciar a sua percepção, avaliação, atitudes e satisfazer suas necessidades. Mas também existem coisas muito mais amplas, como uma cidade, por exemplo. Como ela influencia o comportamento e o cotidiano do indivíduo?

Quando mudamos de cidade por causa do trabalho ou estudo temos um novo ambiente. Por exemplo, ao sair do interior para viver em uma grande cidade, digamos São Paulo, a ideia de como vai ser a vida ali, os problemas que teremos de enfrentar, ou a insegurança ali presente vai ter uma influência sobre o nosso comportamento. Teremos que tomar certas decisões e sofreremos frustações que causarão um certo estresse. Estresse é, certamente, uma palavra central, porque é o resultado da interação entre o indivíduo e o seu contexto físico. Não é o contexto físico isoladamente que causa o estresse. Não é o telefone celular, que o provoca e sim a relação de dependência que as pessoas desenvolvem com ele (Demick & Wapner, 1990; Campos de Carvalho, 1993).

Neste contexto o presente estudo tenta conectar as ideias trabalhadas pela Psicologia Ambiental a fim de promover um local que seja atraente para as pessoas. O projeto em questão é a construção de uma pousada ecologicamente correta que ofereça práticas ambientais e atividades que visam melhorar o bem estar dos hóspedes.

Metodologia

Área de Estudo

O estudo foi realizado em uma rural de aproximadamente 3 hectares, presente no município de São Francisco de Paula, entre as coordenadas 29°23’ e 29°27’S e 50°23’e 50°25’W, no estado do Rio Grande do Sul. A área total de está situada na zona denominada campos de cima da serra e apresenta divisa com a barragem da. O município é conhecido como o mais meridional da região da Serra Geral, Tem 907 metros de altitude na sede da prefeitura. Ocupa uma área de 3.273,498 km², e possui uma população bruta de 20.161 habitantes. O clima é subtropical com verões brandos e úmidos e os invernos relativamente úmidos e frios.

Materiais e métodos

Revisão bibliográfica sobre a importância da psicologia ambiental aliadas a um projeto de construção de uma pousada que visa unir a preservação ambiental e promover o bem estar.

Psicologia Ambiental

Um dos pilares do estudo da Psicologia Ambiental é entendermos como o espaço físico afeta o comportamento das pessoas. Nos comportamos diferentemente dependendo do espaço em que estamos. Se estamos num espaço pequeno, atuamos de maneira diferente de nosso modo de agir em um espaço amplo. A avaliação e percepção que temos desse espaço também vão influenciar na nossa maneira de atuar; interagimos diferentemente dependendo do local. Então, o espaço é o primeiro conceito importante. Sendo assim, a escolha do local onde será construída a pousada é de extrema importância. Devemos levar em consideração que as pessoas são diferentes e gostam de coisas diferentes o que nos leva a primeiramente decidir que tipo de público queremos agradar. Quando falamos de turismo e empreendimentos isso é muito importante, pois definiremos todo o planejamento em função do nosso público alvo. No caso específico deste projeto o publico escolhido foi o de pessoas de classe média alta que se considerem amigos do meio ambiente e gostem de práticas em meio a natureza (Demick & Wapner, 1990).

O público foi definido pelo poder aquisitivo pois o local para a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com