TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa, gestão ambiental e meio ambiente

Seminário: Empresa, gestão ambiental e meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Aula-tema: A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental.

Passo 1

É coisa do passado falar que o assunto do meio ambiente era assunto exclusivo dos profissionais do meio ambiente. Hoje em dia a importância da preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de consciência de todos, pelo bem-estar e qualidade de vida de cada cidadão. Nos últimos anos, esta consciência vem crescendo entre as pessoas mais alertas às necessidades sociais e mais comprometidas em cumprir com seu papel na sociedade, exercitando a solidariedade e sua cidadania.

Todos, empresas, governos, instituições não governamentais e sociedade vêm se preocupando com medidas de proteção dos recursos naturais, que engloba praticamente todo o sucesso de sobrevivência do homem, e mesmo de sua própria economia. Infelizmente, no Brasil esta consciência ainda é muito pequena. Mas a cada dia aumenta o número de pessoas que adotam posturas ecologicamente corretas e contribuem para tentar conseguir um mundo melhor. Afinal, pequenas ações que sejam praticadas simultaneamente pelos bilhões de pessoas do planeta geram um somatório mais valioso que grandes ações governamentais.

A questão ambiental compõe também uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que instituiu em 2000 as 8 Metas do Milênio, aprovadas por 191 países da ONU, inclusive o Brasil, que se comprometeram a cumpri-las até 2015, por meio de ações concretas do Governo e da Sociedade. Neste ponto envereda-se também pela questão do voluntariado de cada pessoa. São elas:

1. Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica de qualidade para todos

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças

7. Garantir a sustentabilidade ambiental

8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

As empresas de forma geral já começaram a despertar também para a importância da questão ambiental, reconhecendo o seu papel social e também os benefícios diretos dos

cuidados com o meio ambiente, que incluem redução de custos, cumprimento das obrigações legais e prevenção de multas oriundas de crimes ambientais e o marketing positivo perante seus clientes e a sociedade. As ações incluem racionamento de energia e água, reaproveitamento e reciclagem de papel e outros materiais e mudanças de atitudes das pessoas, que venham a se estender também para a sua vida fora do ambiente de trabalho. Já existe inclusive a ISO 14000, que institui uma série de padrões a serem cumpridos pelas empresas para obterem um certificação relacionada ao seu compromisso com o meio ambiente.

As empresas públicas no Brasil também já despertaram para esta necessidade. O Ministério do Meio Ambiente em 1999, reconhecendo o papel estratégico do governo na busca da sustentabilidade ambiental, desenvolveu e vem multiplicando a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, que deve ser implantada em todos os órgãos públicos.

E o que VOCÊ pode fazer para ajudar nessa luta para um mundo melhor?

Participe das ações voltadas para as questões relacionadas ao meio ambiente, reveja seus hábitos, reduza o consumo, reutilize, recicle, participe das propostas do seu trabalho e da sua comunidade; pratique os 5Ss. Seja criativo. Seja ético. Exercite a sua cidadania.

Passo 2

Vídeo “Uma Verdade Inconveniente”

Resumo

No documentário o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore mostra uma análise do aquecimento global, e mostra os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis soluções para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nos próximos anos.Ao decorrer dos anos, foi feita uma medição do dióxido de carbono na atmosfera e foi possível observar, através de gráficos, que os valores de dióxido de carbono aumentavam cada vez mais com o passar dos anos e, curiosamente apresentavam oscilações no Hemisfério Norte no Verão: mais vegetação, logo mais plantas que absorvem o dióxido de carbono e no Inverno: há mais dióxido de carbono visto que as plantas caem, libertando-o.

Está claro e provado que a emissão de gases na atmosfera é causada pelo próprio seres-humanos e isto vem aumentando gradativamente com o passar do tempo. Com frequência, os meios de comunicação social anunciam que, numa determinada parte do mundo ocorreu um sismo, uma cheia ou uma seca, catástrofes causadas pela ação humana, e infelizmente a própria natureza nos castiga com catástrofes ambientais.O filme também nos mostra o quanto a atmosfera terrestre é fina, e o quanto ela é importante para o nosso planeta, a questão é que com a elevada emissão de dióxido de carbono a sua espessura tem vindo a aumentar, assim, havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, fazendo assim mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com