TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Trabalho Universitário: Psicologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Com base nos estudos da Unidade 3, elabore a seguinte atividade:

Escolha uma fase do desenvolvimento ou do ciclo vital e cite as principais características dessa fase, pensando no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. A seguir, exemplifique uma ou mais situações (ou atividades pedagógicas) em que a escola possa favorecer o desenvolvimento das pessoas na fase escolhida. E, por fim, descreva como a realização dessa atividade auxiliou na sua formação como educador.

Fase do desenvolvimento: Desenvolvimento na Segunda Infância: Anos Pré-Escolares.

Principais características: utilização da linguagem oral, aptidão para locomoção e representação mental, aquisição da linguagem oral e evolução do pensamento. Através destes são desenvolvidos os seguintes aspectos: representação corporal, processo de lateralização, estrutura espaço-temporal.

Também é nessa fase que existe um desenvolvimento da linguagem na fase pré-escolar, bem com os processos cognitivos na fase pré-escolar e o desenvolvimento da personalidade.

Atividade Pedagógica

✓ HISTÓRIA MALUCA:

Objetivo: desenvolver a criatividade, a linguagem oral e a leitura.

Desenvolvimento: colocar algumas figuras em uma caixa. Com alunos sentados em círculos. A professora deve iniciar a história, sorteando uma figura da caixa. Em seguida, o aluno que está sentado a direita da professora, sorteará uma figura, falará para o grupo e dará continuidade a história, inserindo a sua figura sorteada.

Descrição da colaboração

Cabe à escola oportunizar situações destinadas às brincadeiras, onde o educando possa conhecer e explorar atividades com o próprio corpo, com a imaginação e criatividade, interando-se consigo mesmo e com os outros, favorecendo assim, o seu crescimento e a construção da sua aprendizagem, satisfazendo suas curiosidades e anseios diante de situações vividas no seu dia-a-dia. Com esta atividade o educador pode interagir mais com o grupo, conhecendo seus alunos através do diálogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com