TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicotropicos

Resenha: Psicotropicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Os anfetamínicos, anfetaminas e substâncias análogas, são drogas psicoestimulantes que incluem a anfetamina, a desafentamina, a metanfetamina e drogas correlatas como a anfepramona (SILVA, 1998). A anfetamina, -fenilisopropilamina racêmica, possui poderosa ação estimulante sobre o SNC, além das ações periféricas sobre os receptores  e -adrenérgicos por induzir a liberação de catecolaminas comuns às drogas simpaticomiméticas de ação indireta, ou seja, liberam transmissores em sinapses monoaminérgicas periféricas, no SNC, principalmente, no córtex e na medula (GILMAN, 1996). Além de tais ações inibem a recaptação amínica neuronal, atuam como agonistas diretos em receptores dopaminérgicos e serotoninérgicos, e em certos receptores -adrenérgicos podem atuar como antagonistas (SILVA, 1998). A partir de tal mecanismo de ação a anfetamina e seus derivados, como a anfepramona, estimulam o SNC, provocando euforia, aumento do ânimo, insônia, anorexia, nervosismo, irritabilidade e, ao fim dos efeitos, depressão e parada respiratória (SILVA, 1998). Os anfetamínicos provocam o aumento da atividade locomotora, corrida e movimento anterógrado associados a comportamento exploratório (SILVA, 1998). Os anfetamínicos também provocam comportamento estereotípico em várias espécies de animais. Tais comportamentos são atos continuamente repetitivos sem finalidade detectável. Em ratos, o comportamento estereotípico consiste nos atos fungar, lamber, morder, ranger dos dentes, movimentos das pernas e cabeça (SILVA, 1998). Os anfetamínicos estimulam o centro respiratório, aumentando a frequência e a profundidade da respiração (GILMAN, 1996).

Segundo Katzung, 2003, no Sistema Nervoso Autônomo (SNA), a anfetamina atua como um simpaticomimético de ação mista. A estimulação central é atribuída à liberação de norepinefrina, que provoca intensa ativação de conexões neuronais noradrenérgicas, sobretudo nas áreas corticais e reticulares, resultando em efeitos estimulantes, tais como ansiedade, agitação, euforia, tremores, além do aumento da atividade motora. Os movimentos estereotipados provocados pela anfetamina dependem principalmente de estimulação dopaminérgica, através da via nigro-estriada, que envia fibras para o neoestriado.

No procedimento experimental de administração de anfepramona (5 mg/kg) em Mus musculus, observou-se que o cobaio apresentou uma grande agitação, manifestada pela movimentação excessiva pelo campo aberto, inquietude, movimentos estereotipados (mordia, lambia e coçava a boca, além de levantar e ficar de pé apenas com as patas traseiras), semelhantes aos observados no rato, e hiperpnéia (gráfico 01), corroborando com literatura apresentada, conforme está descrito nas Tabelas 01 e 02.

Os antipsicóticos ou neurolépticos, como o haloperidol, droga-padrão do grupo das butirofenonas, são drogas utilizadas para o tratamento de estados psicóticos, distúrbios psiquiátricos graves, geralmente de origem desconhecida ou idiopática nos quais além de distúrbios do comportamento, incapacidade de pensar coerentemente e de compreender a realidade (SILVA, 1998). A síndrome neuroléptica, fenômeno decorrente da administração de antipsicóticos, consiste da supressão dos movimentos espontâneos e do comportamento complexo, reduzem a iniciativa, interesse e as demonstrações de emoção e afeto. Existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com