TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO E REDUÇÃO DO USO DE PSICOTRÓPICOS EM PACIENTES DEPRESSIVOS E/OU ANSIOSOS.

Por:   •  11/10/2021  •  Artigo  •  6.936 Palavras (28 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 28

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO E REDUÇÃO DO USO DE PSICOTRÓPICOS EM PACIENTES DEPRESSIVOS E/OU ANSIOSOS.

MARCÍLIO CÂMARA COSTA

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo acerca das literaturas sobre a acupuntura e sua eficácia no tratamento de pacientes que apresentam sintomas depressivos e/ou ansiosos. Trata-se de uma revisão bibliográfica que se utilizou de artigos científicos, pesquisas clínicas relacionadas ao assunto e livros para realizar a contextualização. A pesquisa foi baseada principalmente nas preposições dos autores Brant (2016) e Yamamura (2001). Assim o resultado do estudo apontou que normalmente o tratamento de pessoas depressivas e/ou ansiosas é realizado através de psicotrópicos. Porém, a medicina chinesa possui um viés mais amplo, em que o indivíduo é tratado como um todo: corpo e mente. E concluiu, através de dados científicos, que a acupuntura é uma alternativa de recurso terapêutico assertivo e mais natural, eficaz no tratamento da depressão e também da ansiedade.

Palavras-chave: Práticas Integrativas. Acupuntura. Depressivos e/ou Ansiosos.

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade as dores do corpo e da mente tem sido amplamente tratadas através do uso de medicamentos e intervenção cirúrgica, sendo essa a visão de saúde predominante na sociedade ocidental, que estreita assim cada vez mais seus laços com a indústria farmacêutica (BRANT, 2016).

Orlandi e Noto (2005) apontaram a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Internacional Narcotics Control Board (INCB) no que se refere ao uso e/ou abuso de medicações que no Brasil tornou-se mais evidente a partir da década de 1980, momento em que há um grande fluxo de pessoas saindo da área rural para a área urbana.

Dentro das possibilidades de tratamento, a cultura oriental começou a se tornar mais interessante para muitos do Ocidente, pois o tratamento holístico, que é uma forma de enxergar o indivíduo como um todo está se popularizando por possuir eficácia. Dentre esse tipo de tratamento estão inclusos: massoterapia, terapia com florais, musicoterapia e a terapia chinesa (acupuntura, moxabustão, shiatsu e cristais) (GENTIL, ROBLES e GROSSEMAN, 2007).

A medicina chinesa fundamenta-se no taoísmo que é o movimento filosófico desenvolvido através da observação da natureza. Baseia-se nas leis físicas e biológicas da natureza, que por meio de uma visão holística, vê o homem ao seu meio ambiente, assim como a sua fisiologia (YAMAMURA, 2001).

A acupuntura surgiu na China e é conhecida no Ocidente como um método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha, ou seja perfurar o corpo com uma agulha, podendo ser combinado com moxabustão (queima sobre a pele ou sobre ervas selecionadas), e também pode envolver a aplicação de outros tipos de estimulação para certos pontos: acupuntura elétrica ou eletroacupuntura (estimulação elétrica através de aparelhos eletrônicos); acupuntura a lazer (feixe de luz aplicado com caneta ou sonda, agindo nos pontos selecionados); acupuntura do microssistema, como a orelha (auricular), face, mão, couro cabeludo e acupressão (aplicação de pressão em locais selecionados) (PAIVA, 2011; BRANT, 2016).

O conceito de Medicina Tradicional adotado pela OMS se baseia em diversas práticas médicas e conhecimentos sobre saúde usados de acordo com a cultura de cada país. Nesta, tem-se o objetivo de diagnosticar, tratar e prevenir enfermidades, buscando o bem-estar (OMS, 2002). Por outro lado, no caso dos países em que o sistema de saúde tem como base o modelo biomédico, a Medicina Tradicional é definida como Medicinas Tradicionais/Complementares e Alternativas, significando um conjunto de ações terapêuticas diversa da biomedicina ocidental. Contudo, ainda não existe um consenso referente a essa nomenclatura, uma vez que se trata de realidades e práticas diferentes no mundo. No Brasil, utiliza-se o termo Práticas Integrativas e Complementares (PIC) (BARRETT, MARCHAND, et al., 2003).

Diante das informações apresentadas, este artigo visa informar sobre as bases filosóficas da medicina chinesa e como ela resiste ao tempo como prática integrativa na promoção da saúde, dando ênfase a pacientes com transtornos mentais. Desse modo, surgiu a necessidade de investigar o seguinte problema: qual a eficácia da acupuntura como alternativa de tratamento e redução do uso de psicotrópicos em pacientes depressivos e/ou ansiosos?

Logo, o estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a eficácia da acupuntura como alternativa de tratamento nos processos de adoecimento psíquico dentro do espectro de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) de saúde, através de estudos clínicos que relatam a diminuição no uso de medicamentos em outros processos psicossomáticos, assim possibilitando a sugestão da mesma eficácia nos sintomas depressivos e/ou ansiosos proporcionando ao paciente a diminuição no uso de psicotrópicos.

A pesquisa foi baseada principalmente nas preposições dos autores Brant (2016) e Yamamura (2001). E foram selecionados artigos científicos, pesquisas clínicas relacionadas ao assunto e livros para realizar uma contextualização que esclareça ao leitor que buscar técnicas terapêuticas como a acupuntura, o possibilitará um resultado fidedigno nos sintomas sem efeitos colaterais, mesmo quando já se faz uso de algum psicotrópico, visando a redução medicamentosa pelo paciente.

Nesse sentido, foi relevante para o trabalho bibliográfico: revisar processos depressivos e/ou ansiosos sob a ótica da Medicina Tradicional Complementar; revisar as diferentes estratégias da acupuntura no tratamento de pessoas em adoecimento psíquico; revisar estudos clínicos que demonstrassem a ação da acupuntura na redução dos sintomas de pacientes depressivos e/ou ansiosos; e revisar as estratégias utilizadas pelo SUS para conseguir aplicar a prática integrativa na promoção da saúde.

Assim, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo acerca das literaturas sobre acupuntura e sua eficácia no tratamento de pacientes que apresentam sintomas depressivos e/ou ansiosos, organizado da seguinte forma: contextualização sobre a globalização e o uso indiscriminado dos psicotrópicos na atualidade, bem como um estudo sobre a acupuntura e seus recursos terapêuticos; em seguida apresenta-se uma abordagem acerca da legitimação das práticas integrativas de saúde como Medicina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com