TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psoríase

Projeto de pesquisa: Psoríase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 4

Psoríase

Introdução

É uma doença inflamatória da pele e articulações, não contagiosa, crônica e recorrente. A inflamação nas células da pele, chamadas queratinócitos, provoca um aumento exagerado da sua produção, acumulando-as na superfície e formando placas avermelhadas de escamas esbranquiçadas ou prateadas. Ao raspá-las, podem surgir pontos de sangramento.

A maioria das pessoas com psoríase apresenta forma leve com poucas placas nos cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. É hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. Homens e mulheres são atingidos de forma igual, na faixa etária entre 20 e 40 anos.

Epidemiologia

Acredita-se que a psoríase chega a afetar 2% da população mundial. Ela é mais freqüente nos países nórdicos, Estados Unidos e Canadá e menos freqüente entre os povos orientais. Estima-se que cerca de 1% dos sul-americanos apresentam psoríase, não havendo estudos sobre sua prevalência no Brasil. Em nosso meio,ela acomete indivíduos de raça branca e negra, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, onde os negros são raramente afetados. Não é observada na população índia, tanto americana como brasileira.

Marcada agregação familiar permitiu supor uma predisposição genética para condição, que pôde ser confirmada por estudos em gêmeos, e por estudos dos antígenos leucocitários de histocompatibilidade.

Manifestações clínicas

Manifesta-se com a inflamação nas células da pele, chamadas queratiHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Queraton%C3%B3citos"nócitos, provocando o aumento exagerado de sua produção, que vai se acumulando na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçadas ou prateadas. Isso em meio a um processo inflamatório e imunológico local. O sistema de defesa local, formado pelo linfócitos T, é ativado como se a região cutânea tivesse sido agredida. Em conseqüência, liberam substâncias mediadoras da inflamação, chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferação das células da pele.

A psoríase é classificada de acordo com o tipo de lesão nos seguintes subgrupos:

Psoríase em placas (o mesmo que psoríase vulgar)

Psoríase HYPERLINK "http://www.psorinfo.com/Psor%C3%ADase-gutata.aspx?ID=1022"gutata

Psoríase HYPERLINK "http://www.psorinfo.com/Psor%C3%ADase-numular.aspx?ID=1023"numular

Psoríase HYPERLINK "http://www.psorinfo.com/Psor%C3%ADase-pustular.aspx?ID=1024"pustularHYPERLINK "http://www.psorinfo.com/Psor%C3%ADase-pustular.aspx?ID=1024"

Psoríase HYPERLINK "http://www.psorinfo.com/Psor%C3%ADase-Eritrod%C3%A9rmica.aspx?ID=1026"eritrodérmica

 

Psoríase em placas (psoríase vulgar)

A psoríase vulgar é o termo clínico para a psoríase em placas. Vulgar significa "comum" e a psoríase vulgar é a forma mais predominante de psoríase, afetando 95% das pessoas com psoríase. As lesões são claramente demarcadas e podem estar rodeadas por um anel nítido. A psoríase pode surgir em várias partes do corpo e as lesões variam dependendo da parte do corpo afetada.

O coçar resulta num aspecto de pequenas gotículas de sangue.

 

Psoríase gutata

As lesões pequenas, redondas e disseminadas são típicas da psoríase em gotas ou psoríase gutata. A psoríase gutata é mais predominante em crianças e adultos jovens do que em adultos mais velhos. Este tipo de psoríase tende a ter uma remissão espontânea após várias semanas, podendo reaparecer sob a mesma forma, ou sob a forma da clássica psoríase em placas.

 

Psoríase numular 

A psoríase numular caracteriza-se por placas redondas, que têm vários centímetros de diâmetro. A sua forma e tamanho são mais ou menos o de uma moeda.

 

Psoríase pustular

Este tipo de psoríase afeta menos de 10% dos doentes. Pode surgir como uma complicação da psoríase em placas, como resultado da toma de determinados medicamentos ou da abrupta interrupção destes. As lesões caracterizam-se por pústulas. As palmas das mãos, plantas dos pés, dedos e unhas são os mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com