TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FASES QUE COMPÕE A ELABORAÇÃO DO DRE E FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA ASES INDOMAVIES

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 FASES QUE COMPÕE A ELABORAÇÃO DO DRE E FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA ASES INDOMAVIES................................................................................ 4

2.1 REALIZAÇÃO DO CPV (CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS)....................... 8

2.2 COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO................................................. 8

2.3 DEPRECIAÇÃO.................................................................................................... 8

2.4 A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA............................................................. 9

3 COMPRA E VENDA NO MERCADO DE AÇÕES ................................................ 10

3.1 LPA ......................................................................................................................10

3.2 PAYOUT ..............................................................................................................10

3.3 DIVIDEND YIELD................................................................................................ 11

3.4. ÍNDICE P/L......................................................................................................... 11

4 ANÁLISE QUALITATIVA........................................................................................12

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

REFERÊNCIAS        .......................................................................................................14

 


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa uma análise financeira da empresa “Asas Indomavéis” na sua fase inicial de atividade. Sendo observados aspectos de gestão financeira e orçamentária, de gestão de custos e de mercado de capitais.

Através do estudo dos dados financeiros da organização, bem como a elaboração de demonstrativos financeiros – como DRE e Fluxo de Caixa, que subsidiará uma compreensão mais profunda da rentabilidade, liquidez, lucratividade, endividamento e saúde financeira empresarial que levem o administrador a tomadas de decisão corretas.

Além dos Orçamentos de Vendas e de Produção que permite à gerência estabelecer metas como: vendas por unidade, rentabilidade por produto, custos e despesas departamentais, e outras. Sendo sua principal função o planejamento e o controle de resultados através da coordenação conjunta das operações da empresa.

Por esta análise será feito um relatório que justificará ou não a viabilidade deste novo projeto.

FASES QUE COMPÕE A ELABORAÇÃO DO DRE E FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA ASES INDOMAVIEIS.

Para realizar a elaboração do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) de acordo com o Artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), que instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício, as empresas devem apurar o lucro todo ano, conforme Renato. (2014) nos afirma: “(...) esse lucro apurado, entre outras funções, serve como base para o cálculo do IR e outros tributos, e também para a distribuição de lucros/dividendos para sócios/acionistas.”

Tabela 1- Apuração da DRE por trimestre.

Fonte: Miranda (2016)

Na DRE deve constar o total das receitas brutas de vendas e serviços, com as deduções sobre as vendas, abatimento e impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto. Todas as despesas administrativas, operacionais, com as vendas, financeiras e despesas gerais.

O lucro ou prejuízo operacional além de outras receitas e outras despesas. O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para o imposto. As debêntures, os empregados, os administradores, as partes beneficiarias e as instituições de fundos de assistências ou previdência que não se caracterizem como despesas e por fim o lucro ou prejuízo do exercício e o seu montante por ação do capital social. “Pois a DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses”. (GUIA CONTÁBIL. 2016).

Através das pesquisas realizadas como resultado obteve-se as seguintes projeções para os primeiros 12 (doze) meses do projeto:

Tabela 2 – DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

   [pic 14]

Vendas realizadas pela empresa Ases Indomáveis serão recebidas em 3 parcelas (entrada + 30/60dias) conforme o valor apurado em cada mês.

Tabela 3 – Vendas a receber parcelada.

[pic 15]       

As compras/contas pagas aos fornecedores em 2 parcelas (entrada + 30 dias).

Tabela 4 – Pagamento parcelado aos fornecedores.

[pic 16]       

Com o capital inicial de 480.000,00 integralizado no primeiro mês de operação, o saldo inicial de caixa sendo igual a zero e os tributos (ICMS, PIS e COFINS) tanto das Receitas com sobre o Lucro somente pagos no segundo mês de atividade da empresa Ases Indomáveis realizamos o fluxo de caixa de doze meses. Em suma o fluxo de caixa é o registro e a projeções de entradas e saídas de uma empresa, definindo assim o seu lucro.

Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. (Empresa – Sebrae. Brasília, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com