TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais funções do gerenciamento de memória?

Projeto de pesquisa: Quais são as principais funções do gerenciamento de memória?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais as funções básicas da gerência de memória?

Maximizar o numero de processos na memória, permitir a execução de programas maiores que a memória física, compartilhamento de dados na memória e proteção da memória utilizada por cada processo e pelo sistema operacional.

2. Considere um sistema computacional com 40 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10 Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20 Kb de memória?

3.

Digamos que o programa e o sistema operacional juntos ocupem ¾ da memória principal, portanto temos 25% de subutilização da memória.

4. Suponha um sistema computacional com 64 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14 Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 90 Kb, formado por um módulo principal de 20 Kb e três módulos independentes, cada um com 10 Kb, 20 Kb e 30 Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?

5. Considerando a o exercício anterior, se o módulo de 30 Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40 Kb, seria possível executar o programa? Caso não possa, como o problema poderia ser contornado?

6. Qual a diferença entre fragmentação interna e fragmentação externa da memória principal?

Fragmentação interna: programas não ocupam totalmente o espaço das partições, gerando uma fragmentação interna e Fragmentação externa ocupam espaço de memoria e ao terminarem a alocação deixam espaços pequenos de memória, provocando fragmentação externa.

7. Suponha um sistema um sistema computacional com 128 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64 Kb que implemente alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8 Kb), P2 (24 Kb) e P3 (32 Kb), Calcule a fragmentação interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.

a) P1 ->

b) P1 ->

c) P1 ->

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com