TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras de artistas da Escola de belas artes

Artigo: Obras de artistas da Escola de belas artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

No século XIX, a facilidade no transporte com os trens permite aos artistas saírem da cidade com frequência. A paisagem campestre torna-se um grande interesse, assim como os camponeses, personagens desses locais. Surge um novo olhar para a natureza, distinto da pintura de ateliê, onde as paisagens são idealizadas. É o nascimento do Realismo, que destaca também a vida cotidiana, trabalhadores e pessoas de diversas camadas da sociedade, com uma visão humanista e sentimental do mundo.

1 O TEMA

O que uma obra de arte pode nos contar? Um pouco da personalidade do artista que a fez, o momento histórico, o estilo de vida e o gosto de uma época são algumas possíveis respostas para essa pergunta. O século XIX é a época em que a velocidade, o dinamismo, o progresso e a inovação podem ser percebidos em todas as áreas da sociedade. Viver das artes sempre foi um desafio para artistas de todos os tempos. Até hoje, para conquistar uma clientela, artistas procuram lugares para expor. Na França, a criação da Academia Real de Pintura e Escultura, em 1648, garantiu trabalho para alguns artistas escolhidos para atuar na corte de Luís XIV. Mas, se por um lado esses artistas resolveram suas questões financeiras, de outro, limitaram suas obras aos gêneros mitológicos, religiosos e históricos, à natureza morta, às paisagens e, é claro, aos retratos desses clientes. Esses temas continuaram dominando os Salões anuais ou bienais ao longo do século XIX, mesmo a Academia tendo sido suprimida no fim do século anterior e criada a Escola de Belas Artes. Isso porque a Escola manteve os parâmetros da Academia e quem escolhia as obras para serem expostas eram pintores e escultores professores que atuavam lá.

2 A OBRA

2.1 Sobre a obra: "A Garçonete com Cervejas" (c. 1878-1879)

Manet pinta uma cena de café-concerto tipicamente parisiense. Na cena, burguês e operário estão sentados em torno de uma mesa para tomar uma caneca de cerveja e assistir ao espetáculo de uma cantora, cuja silhueta pode ser notada pela metade, à esquerda do quadro. Nesta obra, quem é o espectador? Observe a garçonete. Para onde ela olha? Dessa maneira o artista nos incluiu na pintura como se expandisse o quadro para fora da tela. Apesar do homem com cachimbo estar em primeiro plano, nosso olhar vai direto para a figura feminina. Perceba como as pinceladas rápidas e o uso de poucas cores dão forma à caneca. O homem está concentrado em algo que acontece no palco à esquerda, mas que nós só conseguimos enxergar um pedacinho. Trata-se do mundo de quem é visto (o mundo do palco, das dançarinas) e o da garçonete anônima, que, ao mesmo tempo, é a única figura que se comunica através do olhar com quem observa o quadro, fazendo-nos cúmplices de sua situação. As pinceladas são rápidas, pois a cena desapareceria m poucos instantes. Pense no momento da fotografia. Os impressionistas desejam captar o instante.

2.2 Biografia do autor: Édouard Manet (1832-1883)

De família burguesa, trabalhou no ateliê de Thomas Couture, famoso pintor da época. Completou sua formação na Academia Suíça, realizando cópias dos grandes mestres no Museu do Louvre e viajando pela Europa. Apontado como o precursor da Arte Moderna, Manet recusava a idealização preconizada pelos acadêmicos. Revelou uma nova técnica, misturando preto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com