TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química: Eletrólise do KI

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Eletrólise do KI

Notamos que no eletrodo que estava conectado o ânodo ocorreu a produção de iodo sólido, já que notamos que a solução foi ficando amarelada. Já no eletrodo cátodo ocorreu a liberação de gás hidrogênio, como podemos perceber pela formação de bolhas. Os potenciais de redução do potássio, iodo e H+ são respectivamente +0,54; 0,00 e -2,93. Dessa forma, o potássio não participará da reação já que é o mais eletronegativo. Assim, o iodo sofreu oxidação e a água redução, já que pela preferência de descarga do iodo tem prioridade em relação ao H+, tendo prioridade para oxidação.

[pic 1]

[pic 2]

2H2O(l) + 2e-  2 OH-(aq) + H2(g)

E0 = -0,83

[pic 3]               

E0 = 0,54

[pic 4] 

Eletrólise do NaCl

Os cátions Na+ e H+ irão competir pelo cátodo e os ânions Cl- e OH- pelo ânodo. Porém pela preferência de descarga o H+ tem preferência pois está mais à direita que o Na+, dessa forma o H+ irá para o cátodo, fazendo com que a água seja reduzida. No que se refere ao Cl- e OH- a prioridade de descarga é do Cl- e então, este irá para o ânodo, oxidando. Ocorreu a formação do gás cloro no ânodo e no cátodo é liberada OH-, o que explica o fato da solução apresentar uma coloração rosa, já que a fenolftaleína é um indicador ácido-base e em meio básico fica rosa. No cátodo também é liberado gás hidrogênio, observadas durante o experimento.

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

( Equação global acima)

Eletrólise do H2O

A água tem uma condutividade elétrica muito baixa, porém o terceiro experimento tem como objetivo a decomposição eletrolítica da água e para que isso ocorra é necessário que haja a presença de  A preferência de descarga do ânion é do OH- já que o2- é um composto oxigenado. Dessa forma o OH- será oxidado. No que se refere aos cátions, o H+ irá reduzir. Desse modo formou-se bolhas de oxigênio no ânodo deixando em uma cor amarela. A mudança de cor é causada pelo indicador azul de bromotimol que adquire coloração amarela em meio ácido. No cátodo, aconteceu a formação de bolhas de hidrogênio deixando o meio com coloração azul. Como a água tende a descarregar o íon do potássio K+, ela reduziu formando gás hidrogênio H2 e hidroxila OH-, houve uma mudança também de cor devido ao indicador azul bromotimol que ficou coloração azul na forma básica.[pic 11][pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com