TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA VISITA AO NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR DO HOSPITAL INFANTIL LUCÍDIO PORTELLA

Monografias: RELATÓRIO DA VISITA AO NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR DO HOSPITAL INFANTIL LUCÍDIO PORTELLA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  2.367 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Estratégias de prevenção e programas de controle específico de doenças requerem informações confiáveis sobre a situação dessas doenças ou seus antecedentes na população atendida. Sistemas de vigilância, portanto, são redes de pessoas e atividades que mantêm esse processo e podem funcionar em níveis locais e internacionais.

Suas aplicações variam desde a descrição das condições de saúde da população, da investigação dos fatores determinantes de doenças, da avaliação do impacto das ações para alterar a situação de saúde até a avaliação da utilização dos serviços de saúde, incluindo custos de assistência.

A epidemiologia contribui para o entendimento da saúde da população - partindo do conhecimento dos fatos que a determinam e provendo, consequentemente, subsídios para a prevenção das doenças.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Infantil Lucídio Portella, foi implantado no ano de 2005, e atualmente tem como responsável técnica a Enfermeira Luciana Gonçalves da Silva Miranda.

O Núcleo tem como objetivo elaborar, implementar e manter o sistema de busca ativa para detecção de doenças de notificação compulsória (DNC), atendidas na unidade, bem como realizar a notificação imediata para doenças que necessitam de ações de controle e investigação, segundo as normas e procedimentos estabelecidos pela Secretaria de Vigilância em Saúde e também tem a função de acolher, orientar o paciente e /ou acompanhante quanto às doenças, monitorar a aplicação de tratamento supervisionado, além de organizar e implementar as medidas de controle e Educação em Saúde.

A visita objetivou-se no conhecimento da estrutura e do funcionamento de um Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com