TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 4:CULTVO, CRESCIMENTO, ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DEFUNGOS PRESENTES EM DIFERENTES SUBSTRATOS

Por:   •  16/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 4:CULTVO, CRESCIMENTO, ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DEFUNGOS PRESENTES EM DIFERENTES SUBSTRATOS

Relatório apresentado à disciplina Origem e Evolução dos Procariontes e Eucariontes Basaiscomo um dos requisitos para aprovação na unidade.

Professor: Bianca

Cultivo, isolamento e identificação de Leveduras

1 INTRODUÇÃO

Os fungos são seres uni ou pluricelulares, mais conhecidos como mofo, bolores e cogumelos. Durante muito tempo, os fungos eram tratados como vegetais e, somente no final da década de 60, foram classificados no reino Fungi, tendo como diferencial é que não sintetizam clorofila, ausência de celulose na parede celular (com exceção de algumas espécies aquáticas) e ausência de reserva energética em forma de amido. Eles ainda se assemelham às células animais devido a sua capacidade de armazenar glicogênio.

Os fungos são seres ubíquos com estilos de vida bem variados, podendo ser: saprófagos, parasitas (com potencial patogênico), em associações de mutualismo com outros indivíduos e há ainda espécies predadoras, capazes de capturar pequenos animais. Apesar da maioria dos organismos serem adaptados ao clima tropical, há relatos de espécies fúngicas também em geleiras. (TRABULSI, 2008)

Não diferente dos demais microrganismos, apresentam um papel muito importante na natureza, tendo diversas utilidades ao homem, tais como sua aplicação na culinária e produção de bebidas alcoólicas (devido a sua capacidade de fermentação), na indústria farmacêutica, associados a processos de biodegradação e tratamento biológico de efluentes, atuação na atividade enzimática e biotransformação. Apresentam ainda importância ecológica e agrícola, pois mantém o equilíbrio do ambiente, decompondo matéria orgânica, auxiliando crescimento de plantas ou controlando o crescimento desenfreado de outras. (ABREU, 2015)

O presente trabalho tem por finalidade o cultivo de fungos em populações puras, uma vez que estes organismos encontram-se dispersos no ambiente em populações mistas (contendo vários indivíduos de espécies distintas, interagindo entre si). Para que isso seja possível, utilizam-se meios de cultura nutritivos contendo nutrientes essenciais ao crescimento destes indivíduos, favorecendo um ambiente propício para a sua proliferação. A partir do cultivo da população pura, é possível realizar o isolamento do indivíduo e sua identificação através de testes colorimétricos e microscopia óptica.

2 OBJETIVO GERAL

Coletar amostras possivelmente contaminadas por fungos presentes em diferentes substratos e realizar cultivo e crescimento da cultura pura, seguidos do isolamento da cultura e identificação dogrupo ao qual este indivíduo esta agrupado, através de técnicas laboratoriais básicas de microbiologia

3 OBJETIVO ESPECÍFICO

Coletar e cultivar, isolar e identificar grupos fúngicosassociadas ao cascode palmeira.

4 MATERIAIS E MÉTODOS

A prática realizada foi dividida em duas etapas:

ETAPA 1 - COLETA E INCUBAÇÃO DO FUNGO EM MEIO DE CULTURA:

Nesta etapa, foi realizada coleta de amostra possivelmente contaminada por fungos. O substrato escolhido foi o casco de palmeira. A coleta foi realizada na Universidade Federal da Bahia, campus Ondina.

Para assegurar a presença de fungos na amostra selecionada, foram coletados pequenos fragmentos da casca da palmeira contendo líquens. Para evitar a contaminação da amostra com diversas espécies de fungos, a coleta foi feita em um único indivíduo e em locais próximos (perímetro de aproximadamente 10 centímetros)

Foram utilizados:

 Saco plástico limpo

 Líquens encontrados em casco de palmeira

 Pinça

 Alça de inoculação

 Álcool 70%

 Lamparina

 Meio de cultura (cultura pura e cultura com cloranfenicol)

 Estufa

O material coletado foi colocado cuidadosamente colocado em um saco plástico imediatamente após a coleta, no qual foi transportado até o laboratório, onde este foi inoculado em dois meios de cultura distintos, sendo o primeiro meio de cultura pura e o segundo contendo bactericida (cloranfenicol)

Para a inoculação da amostra em meio de cultura, foi realizada assepsia das mãos, da bancada onde o trabalho foi executado e, durante o processo de inoculação, foi utilizada lamparina acesa para minimizar possíveis contaminações do ambiente.

Os pequenos fragmentos da casca contendo líquens foram dispostos de forma uniforme sobre o meio de cultura, com a região da casca voltada para cima, de forma que o líquen ficasse voltado para o meio de cultura. A placa com o material foi devidamente identificada e deixada em repouso por 7 dias para a proliferação fúngica.

Esta etapa é importante porque os fungos são seres ubíquos que estão em constantes relações com outros microrganismos. Por isso, utiliza-se um meio de cultura nutritivo, com nutrientes que favoreçam a proliferação de espécies distintas de fungos. O meio de cultura escolhido deve englobar a necessidade nutritiva de diversas espécies fúngicas, pois nesta etapa não se sabe qual tipo de fungo irá crescer no meio. Foram realizadas duas culturas, sendo a primeira uma cultura pura e a segunda uma cultura com cloranfenicol, um antimicrobiano, que auxilia o crescimento dos fungos sem a competição de bactérias no meio. Pode haver crescimento de mais de uma espécie na cultura pura. Por isso, utiliza-se uma das colônias para seguir a prática.

ETAPA 2 - ISOLAMENTO DA AMOSTRA FÚNGICAQUE SE DESENVOLVEU NO MEIO DE CULTURA E IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO

Nesta etapa, foram utilizados os meios de cultura da etapa anterior para o isolamento do microorganismo em um terceiro meio de cultura. Tal experimento visa a identificação do grupo ao qual o microorganismo está inserido.

Foram utilizados:

 Cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com