TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento e desenvolvimento econômico conceitos diferentes

Por:   •  20/6/2018  •  Bibliografia  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

Crescimento e desenvolvimento econômico conceitos diferentes.

Crescimento econômico é a ampliação quantitativa da produção, ou seja, de bens que atendam às necessidades humanas.   

Desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, nutrição, educação e moradia).

Quando se diz que um país é desenvolvido, o que se quer dizer é que as condições de vida da população daquele país são boas, e quando se diz que um país é subdesenvolvido, há referência de que a maior parte da população residente naquele país tem condições de vida sofríveis.      

A industrialização é a chave para o desenvolvimento. Entretanto, o processo de desenvolvimento dos países industrializados foi iniciado com um grande aumento da produtividade agrícola, o que permitiu liberar mão-de-obra e recursos para as áreas urbanas, para construir o parque industrial.

A tão famosa estratégia de substituição de importações consistia em proteger os produtores domésticos da competição estrangeira por meio de quotas e tarifas, de modo que eles pudessem expandir sua produção para substituir bens que costumavam ser importados.  

Os produtores domésticos, protegidos da competição estrangeira, produziam em volume pequeno com custo alto e pouca inovação.

Nos últimos tempos, uma característica marcante da economia mundial tem sido a crescente integração econômica entre os países sob diversos aspectos: comercial, produtivo e financeiro. Esse processo é conhecido como globalização (ou mundialização, para os franceses).

Rigorosamente, pode-se dizer que se trata de um processo que vem ocorrendo com o grande desenvolvimento tecnológico a partir do final do século XIX, mas que se acelerou muito a partir das últimas décadas, com o desenvolvimento da informática e dos mecanismos financeiros internacionais. Nesse sentido, é interessante separa a chamada globalização produtiva da globalização financeira.

Entende-se por globalização produtiva a produção e distribuição de bens e serviços dentro de redes em escala mundial.

A redução de barreiras no comércio internacional, o crescimento notável das tecnologias da informação (telecomunicações e microeletrônica) e a difusão de novas tecnologias criaram novos produtos e novas oportunidades de negócios.

Tigres Asiáticos ( Coréia do Sul, Tailândia, Malásia, Cingapura, Formosa, Hong Kong e China) beneficiaram-se desse processo, passando de países essencialmente agrícolas para exportadores de bens manufaturados de alta tecnologia (automóveis, computadores, eletrônicos em geral).

Entretanto, a globalização pode ter alguns aspectos perversos, como o aumento do desemprego estrutural em muitos países, pois o novo paradigma tecnológico requer mão-de-obra mais qualificada, marginalizando parcela significativa de trabalhadores. Observa-se também a tendência de concentração da produção em grandes empresas multinacionais, o que tem elevado à desnacionalização de grande parte do setor produtivo, principalmente nos países menos desenvolvidos ou emergentes.

Embora esse processo leve a uma menor presença do Estado como produtor de bens e serviços, com maior liberdade de mercado (o chamado neoliberalismo), ele, na realidade, traz a necessidade de maior atuação do Estado na regulamentação e fiscalização da economia de mercado, no sentido de proteger os interesses dos consumidores e garantir o direito de concorrência para empresas com menor poder de barganha.

Também a partir das duas últimas décadas do século XX, ao lado da globalização produtiva, iniciou-se um processo de crescimento do fluxo financeiro internacional, baseado no mercado internacional de capitais, denominado globalização financeira.     

O Direito e a teoria dos mercados: defesa do consumidor e da concorrência

Quando se estuda a teoria dos mercados dois enfoques são encontrados:

De um lado, no econômico, analisa-se o:

- comportamento dos produtores quanto a suas decisões de produzir;

- comportamento dos consumidores quanto a suas decisões de consumir.

De outro, no jurídico, o foco reside:

agentes das relações de consumo – consumidor e fornecedor Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, os direitos do consumidor colocam-se perante os deveres do fornecedor de bens e serviços.

Adam Smith, propriedade notável: o princípio da mão invisível pelo qual cada indivíduo, ao atuar na busca apenas de seu bem-estar particular, realiza o que é mais conveniente para o conjunto da sociedade. Assim, em mercados competitivos, não concentrados em poucas empresas dominantes, o sistema de preços permite que se extraia a máxima quantidade de bens e serviços úteis do conjunto de recursos disponíveis na sociedade, conduzindo a economia a uma eficiente alocação de recursos.

Segundo essa visão do sistema econômico, o Estado deveria intervir o menos possível no funcionamento dos mercados, porque esses livremente resolveriam da maneira mais eficiente possível os problemas econômicos básicos da sociedade: o quê, como e para quem produzir.

A justificativa econômica para a intervenção governamental nos mercados se apóia na existência das chamadas imperfeições de mercado: externalidades, informação imperfeita e poder de monopólio.

  1. As externalidades ou economias externas se observam quando a produção ou o consumo de um bem acarreta efeitos positivos ou negativos sobre outros indivíduos ou empresas que não se refletem nos preços de mercado.

As externalidades dão a base econômica para a criação de leis antipoluição, de restrição quanto ao uso da terra, de proteção ambiental, etc.... 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com