TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - MITOSE

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CÂMPUS SANTA HELENA

ANTONIO AUGUSTO IGNACIO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - MITOSE

BIOLOGIA CELULAR

Prof. Glauco Miranda

SANTA HELENA

2019

Sumário

Revisão teórica        3

Material e Métodos        4

Material        4

Métodos        4

Resultados        4

Legenda:        4

Fases observadas:        5

Discussão        6

Referências        7

Revisão teórica

A única forma de se adquirir uma nova célula é realizar a duplicação de uma célula já existente. A ocorrência dessa duplicação, foi estabelecida em meados do século XIX. Todos os organismos que são considerados vivos, de uma bactéria unicelular a um mamífero multicelular, são resultados de repetidos ciclos de divisões celulares e crescimento que aludem as primícias vidas na Terra, há aproximadamente três bilhões de anos (ALBERTS 2017).

A mitose ocorre em todas as células somáticas presentes de um corpo, e por meio dela, uma célula consegue se dividir em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial, através de uma sequência organizada de eventos em que ela precisa duplicar seu material genético e então conseguir se dividir. Em seres unicelulares, como bactérias e leveduras, cada divisão realizada leva a um novo organismo completo (ALBERTS 2017).

Cada processo de divisão celular sem suas características que variam de organismo para organismo e ocorrem em momentos diferentes em cada um. Toda via, algumas dessas características são universais, uma vez que a célula realiza sua tarefa mais importante, copiar seu material genético e passar para sua nova geração de células as suas características genéticas (ALBERTS 2017).

        A fase mitótica é a fase do ciclo celular onde acontece duas divisões, a divisão do núcleo denominada de mitose e a do citoplasma denominada de citocinese. A mitose integra 4 subfases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Todas estas fases se caracterizam por um dado conjunto de fenómenos (SOARES 2003):

  • Prófase – é a etapa mais longa da mitose, onde os filamentos de cromatina se condensam, dando origem a estruturas grossas e curtas, já os cromossomos, que vão ser constituídos por dois cromatídeos unidos por um centrómero, a membrana nuclear fragmenta-se e o nucléolo desaparece e por fim forma-se o fuso acromático nos polos das células;
  • Metáfase – é a etapa onde o fuso acromático se vai ligar aos centrómeros dos cromossomas, que já atingiram o encurtamento máximo, formando assim a placa equatorial, onde os cromossomas se dispõem voltados para o centro do plano com os braços voltados para fora; anáfase – dá-se a fragmentação dos centrómeros, separando assim os cromatídeos, passando cada um destes a formar agora um cromossoma; as fibras do fuso acromático começam a encurtar levando assim os cromossomas para os polos – Ascenção polar;
  • Telófase – passa-se exatamente o contrário da prófase, ou seja, a cromatina vai descondensar e alongar, o fuso acromático dissolve-se, a membrana nuclear irá reaparecer dispondo-se à volta dos cromossomas, formando assim dois núcleos novos.

Material e Métodos

Material

  • Microscópio óptico;
  • Lâmina preparada de um meristema de cebola (Allium cepa).

Métodos

  • Ligou-se o microscópio;
  • Pegou-se uma lâmina com preparação de células de cebola;
  • Observou-se a lâmina ao microscópio óptico;
  • Anotou-se os resultados.

Resultados

[pic 1]

Figura 1. Ilustração da mitose de uma raiz de cebola (Allium cepa) observada em aula prática.

Fonte: Toda Matéria

Legenda:

1 – Núcleo

2 – Membrana celular

3 – Cromossomas (ADN)

4 – Citoplasma

5 – Membrana nuclear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (290 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com