TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPARTANA, O IDEAL HOMÉRICO E A DEFESA DO ESTADO

Dissertações: RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPARTANA, O IDEAL HOMÉRICO E A DEFESA DO ESTADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 2

RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPARTANA, O IDEAL HOMÉRICO E A DEFESA DO ESTADO

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fundamentos da Educação como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Fernando H C de Oliveira.

CURITIBA

2013

Educação Espartana

Extremamente rigorosa, a educação espartana, surgiu da necessidade de defender o estado, frente às constantes agressões sofridas por inimigos. Dessa maneira, a vida da sociedade espartana girava em volta do caráter militar da cidade, onde a criança já começava a prestar serviços militares ao estado espartano, só sendo liberada aos sessenta anos. Em razão deste aspecto, a educação espartana focava menos o caráter do indivíduo, e mais o interesse objetivo de defesa do estado.

Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes as autoridades, visando a política de Esparta, ou seja, moldar o cidadão de acordo com as necessidades do estado, descartando seu desenvolvimento subjetivo e pessoal.

O ideal Homérico

Este ideal homérico era principalmente direcionado para o homem, sentiam-se parte de algo que seja maior que eles mesmos, a pátria. A pátria seria algo intrínseco à sua personalidade e também uma coação exterior, que lhe servia de estímulo para o desenvolvimento da sua cidadania.

Esse modelo de educação enfatiza o desenvolvimento de pessoas voltadas para o heroísmo, para a glória da pátria na qual estavam inseridos. Visava à formação do lado subjetivo deste homem, assemelhando-o a um Deus, bastando para tanto, a ele, valer-se de heroísmo no enfrentamento das questões que lhe eram adversas.

Uma cultura de caráter superior, estendida como um alimento para a construção de espírito, e em busca pela virtude.

Relação entre a educação espartana, ideal homérico e a defesa do estado:

- No ideal homérico a educação heróica do individuo servia para a defesa do próprio estado, com o objetivo de engrandecer seu estado através seus atos heróicos, disciplinando-se para ser esse herói, para assemelharem-se como os Deuses, consagrando-os por esses atos de heroísmo e isso resultava na proteção do estado.

- Na educação espartana, a preservação do próprio estado era o grande objetivo da educação do homem, tinha como exclusiva finalidade moldar o individuo para esse objetivo e somente para esse propósito. Assim esses cidadãos espartanos, desde crianças eram disciplinados militarmente e regrados a isso, podendo ou não transformar-se em heróis por conseqüência das suas ações.

E relacionando a educação espartana e o ideal homérico, fica evidente quanto suas posições a favor da guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com