TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiologia Na Mamografia

Trabalho Universitário: Radiologia Na Mamografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho

De Mamografia

Gisele malta e Raquel mardem

O que é Mamografia?

Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a descobrir alterações da mama. Esse exame é extremamente útil, pois permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, usando uma carga de radiação muito baixa.

Ela detecta alterações na mama, nódulos, cistos e microcalcificação. A mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida através de um simples procedimento de raio-X. O exame é feito com um aparelho chamado mamógrafo, no qual a mulher posiciona os seios de tal forma que não haja movimento.

É necessário tirar a roupa da cintura para cima, por isso a indicação de não ir de vestido ao exame nem com blusas difíceis de tirar. O aparelho comprime o seio vertical e horizontalmente para obter uma imagem do tecido mamário. Se você sentir algum desconforto, informe ao médico. Por isso não é recomendado fazer a mamografia no período da menstruação, quando a mulher fica mais sensível à dor.

Outra indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

A Importância do Exame

A maioria dos médicos solicita a mamografia de forma preventiva para poder detectar algum problema na mama enquanto ainda há possibilidade de cura.

Uma em cada dez mulheres tem chances de desenvolver câncer de mama em sua vida! A necessidade de mamografia depende dos sintomas ou história familiar de câncer de mama.

Não se esqueça: a mamografia é o único exame que pode detectar câncer de mama no início!

Antes do Exame

Marque o exame, de preferência, para a semana após a sua menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Se tiver feito mamografia anteriormente, não se esqueça de levá-la, no dia do exame, para comparação. Não use creme, talco ou desodorante antes do exame.

Importante

Para sua segurança e para obter melhores resultados, informe à técnica ou ao médico se há suspeita de gravidez, se tem implantes nos seios, cicatrizes, se já fez biópsia ou alguma cirurgia na mama ou se está amamentando.

Durante o Exame

O exame pode ser um pouco desconfortável, pois há necessidade de se comprimir a mama para obter uma boa resolução do exame.

O câncer de mama é curável, desde que seja detectado no precocemente.

Há riscos de radiação?

Nos últimos anos, ocorreram muitos avanços na mamografia. Com a utilização dos modernos aparelhos de alta resolução, a dose de radiação é muito pequena e não causa prejuízo algum à saúde.

Após o Exame

O médico radiologista vai examinar as radiografias e emitir um relatório para seu médico, que, posteriormente, irá conversar com você sobre os resultados. Cuide da sua saúde para preservar uma boa qualidade de vida.

Quando fazer o exame?

Entre 35 e 40 anos - uma mamografia base.

Acima de 40 anos - uma mamografia anual, de acordo com recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia e o quadro clínico da paciente.

A mulher que palpar um nódulo de qualquer tamanho em sua mama, que tenha secreção no mamilo ou dor persistente nas mamas, deve procurar seu médico imediatamente.

Proteção Radiológica

Qual tipo de exposição à radiação é considerado perigoso à saúde?

As radiações ionizantes podem ser eletromagnéticas, tais como os Raios-X, utilizados nos equipamentos de radiodiagnóstico, ou gama, que é empregada em Medicina Nuclear. Algumas aplicações terapêuticas utilizam feixes de partículas como exemplo o tratamento de câncer de tireoide feito com partículas beta.

Quando as radiações são utilizadas em baixas doses de radiação, não apresentam riscos para a saúde dos pacientes e dos operadores. Por outro lado, o aumento excessivo da dose de radiação e da energia do feixe aumenta também o risco, principalmente para pacientes pediátricos, dez vezes mais sensíveis à radiação em comparação com um paciente adulto. Pacientes pediátricos submetidos à tomografia com protocolos similares aos utilizados em adultos podem ter aumentado o risco de efeitos deletérios. Porém, é importante ressaltar que a realização de tomografia em crianças com baixas doses não compromete o diagnóstico, aumentando-se apenas o ruído da imagem, com baixos riscos.

Que tipo de radiação oferece mais perigo à saúde humana?

Em termos de riscos a saúde, não se recomenda realizar procedimentos com radiação em mulheres em período gestacional. O risco é maior para o feto no primeiro trimestre. Caso haja urgência na realização de procedimentos em mulheres grávidas, existem formas de alternativas de proteção, porém o médico radiologista deverá ser consultado antes da realização do exame.

Não é efetivamente necessário o afastamento de trabalhadoras em período gestacional do trabalho com radiação, porém, de acordo com a norma NR 32, não é permitido a estas trabalhadoras grávidas atuarem com radiação.

Em relação à proteção radiológica dos pacientes, as doses devem ser as mais baixas possíveis. Um procedimento de raios-X de tórax, por exemplo, deveria utilizar técnicas com valores de 120 kVp com o menor mAs, entretanto é comum serem executadas técnicas com baixo valor de kVp (70-80) e excessivo mAs (20-40), aumentando significativamente a dose de radiação em pacientes, inclusive além dos limites estabelecidos pela ANVISA. É recomendável que pacientes e eventuais acompanhantes de sala recebam uma proteção de chumbo de forma a minimizar a exposição de radiação.

Onde os trabalhadores podem ficar mais expostos? Quanto tempo de exposição para ter algum tipo de doença relacionada?

Os procedimentos de radiologia intervencionista, exames de hemodinâmica e oncológicos com PET/CT são os que apresentam maiores valores de exposição à radiação. Entretanto, para estes profissionais, considerando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com