TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiologia Pediátrica

Artigo: Radiologia Pediátrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO POLITECNICO

TREINAMENTO ENSINO E PESQUISA

JULIANO PACHECO LIMA

RADIOLOGIA PEDIÁTRICA

Patos de Minas

2014

JULIANO PACHECO LIMA

RADIOLOGIA PEDIÁTRICA

Trabalho de conclusão de módulo, do curso

de radiologia, do Centro Politécnico Treina-

mento Ensino e Pesquisa.

Professora Orientadora: Natália

Patos de Minas

2014

INTRODUÇÃO

Com o início da Radiologia Geral após o descobrimento dos raios x, ouve a necessidade então do surgimento da especialização em Radiologia Pediátrica.

Em 1960 a Radiologia Pediátrica começa a ser tratada como disciplina médica com influência do Dr. Jaques Lefebvre médico francês que fundou a Sociedade Europeia de Radiologia Pediátrica.

Foi criada a disciplina de Diagnósticos por Imagem em Pediatria em 1992. Hoje a exposição à radiação X é uma questão de saúde pública de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Pelo fato das crianças serem mais sensíveis à radiação ionizante, a expectativa de vida delas é muito maior que a de um adulto, resultando num acúmulo maior de radiação por toda vida podendo causar danos genéticos e câncer.

Baseados nisso os profissionais da saúde veem desenvolvendo técnicas para que os pequenos possam realizar os exames da melhor forma possível.

Não somente a questão da radiação X, mas também por um lado psicológico. Muitas crianças eem o ambiente hospitalar como um lugar hostil, que na verdade para elas não é um lugar de recreação.

Hoje muitas instituições “não governamentais” veem se esforçando para que o ambiente para estes pequenos seja um ambiente lúdico, interessante para eles. Trazendo cores, formatos para que o exame radiológico não seja traumático para sua formação psicológica.

Como responsabilidade do técnico radiologista é imprescindível:

- Solicitar que a acompanhante aguarde na sala de espera se suspeitar que esteje grávida.

Uma das principais armas que um técnico usa a seu favor é o diálogo. Ele precisa conversar com o pequeno com muita compreensão e paciência. A partir de 2 anos de idade se torna mais fácil a cooperação da criança. O técnico se possível deverá criar um laço de amizade com a criança, fazendo com isso que ela confie que os procedimentos a seguir não são para maltratá-la. O ideal é que a criança esteje segura com o profissional sem a necessidade de uma imobilização total.

O cuidado com o pequeno se lactante deve ser a sua prioridade pois como mostra o exame abaixo:

a pelve e a cabeça do fêmur aparecem separadas por estarem ainda em processo de formação e não podem ser confundidas como uma fratura. Daí a necessidade do estudo da radiologia pediátrica.

A diferença entre adultos e criança vai muito além do tamanho. O abdome e o tórax dos pequenos são praticamente iguais no tocante à circunferência. A pelve possui mais cartilagem do que o osso. Os órgãos do abdome estão mais altos em bebês do que nas crianças maiores, tornando a centralização destes pequenos mais difícil para os técnicos que estão acostumados a radiografar em maior número adultos.

IMOBILIZAÇÃO

A radiografia em crianças e bebês necessita de atenção redobrada para que a exposição aos raios ionizantes seja a menor possível.

Na radiologia pediátrica deve-se usar tempos mais curtos de exposição e mA mais altos para diminuir o borramento causado pelo movimento dos pequenos.

A partir de agora veremos técnicas e equipamentos usados nas radiografias pediátricas para imobilização dos pacientes.

Mumificação

Além do uso de alguns fixadores de cabeça, pode ser necessário “mumificar” os bebês e até crianças de até 03 anos.

É muito eficaz se for realizado corretamente principalmente em procedimentos radiográficos de crânio, lembrando que a sala deverá estar pronta antes que o paciente seja encaminhado.

1º passo:

Coloque o lençol na mesa dobrada na metade no sentido longitudinal

2º passo:

Coloque o paciente no meio do lençol, o braço direito próximo ao corpo

3º passo:

Passe o lençol por cima da criança cobrindo somente o braço esquerdo. Em seguida, coloque o braço esquerdo junto ao corpo por cima do lençol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com