TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletir Sobre A Arte A Partir Da Leitura De Obras

Exames: Refletir Sobre A Arte A Partir Da Leitura De Obras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo(s)

Produzir, apreciar e refletir sobre a arte partindo da leitura de obras

Ano(s)

Material necessário

Reportagem da Veja:

A última face de Cristo

Uma jóia rara

Desenvolvimento

1ª etapa

Introdução

Jesus, quem diria, além de ser um judeu do século 1, tinha a aparência de um judeu daquele tempo! A reportagem de VEJA informa como arqueólogos e especialistas em reconstituição facial aposentaram as imagens de um Cristo de cabelos lisos e finos traços europeus que predominaram nos últimos 500 anos - das criações dos pintores renascentistas às produções cinematográficas como Jesus Cristo Superstar. Em seu lugar surgiu um rosto moreno, de nariz grosso, barba e cabelos crespos. Segundo seus criadores, essa aparência oriental deve estar mais próxima do "Jesus real", embora, é claro, ninguém saiba como efetivamente era o profeta nazareno. Mas construir um visual mais verossímil é mesmo importante? Como surgiram as imagens de Buda, Jesus ou Zumbi dos Palmares, que não foram retratados em suas épocas? Uma representação artística não guarda distância em relação ao objeto a que se refere? Discuta essas questões com os estudantes: eles verão a arte e seus objetos com outros olhos.

Trabalhar com leitura de obras de arte exige que se ofereçam reproduções de boa qualidade para análise. Busque em seus livros ou em bibliotecas algumas figuras que representem Cristo graficamente. Procure ampliar a possibilidade de comparações escolhendo reproduções de obras realizadas em diferentes linguagens artísticas, como pintura, escultura e desenhos. Não esqueça os mosaicos bizantinos e as representações metafóricas de Jesus como um cordeiro ou um pastor, do início da Era Cristã. Recorra também a representações modernas, caso da Descida da Cruz, de Brecheret, ou das Santas Ceias de Andy Warhol e Salvador Dalí. E ainda do magnífico Cristo Alado da Igreja de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro, mostrado na pág. 79 de VEJA. Procure outras imagens de Cristo nas caracterizações do cinema, do teatro ou de séries da televisão (um bom exemplo é o Auto da Compadecida). Leve também para a sala uma moeda de 1 real.

Entre a realidade, sua percepção e a representação visual há uma longa distância que abre espaço para a imaginação criadora e para a diversidade de referências pessoais e sociais. Você pode iniciar a aula pedindo que todos façam um rápido desenho da face frontal de uma moeda de 1 real, partindo da memória visual. Dê apenas 3 minutos para esse trabalho. Solicite que cada estudante compare sua produção com a dos colegas das carteiras mais próximas. Depois, levante com o grupo as diferenças e semelhanças encontradas. E confronte os desenhos com a moeda.

Chame a atenção dos alunos para o fato de que, nesse exercício,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com