TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Agua

Casos: Relatorio Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

Curso técnico em Meio Ambiente

Componente curricular: PCT

Professor: Daniel

Data da experiência: 28/02/2015

Nome da experiência: Análise físico-química de água.

Data da entrega: 23/03/2015 Turma: 1ºN

Jundiaí/SP 1º Semestre/2015

Aula de laboratório: Análise da água.

Objetivo: Por meio de procedimentos de análise caracterizar-se a amostra de água com seus aspectos físico-químico, no caso, comprovar se as descrições da água obtida são legítimas.

Resumo: Fez-se a análise como um “controle de qualidade”, por meio de análises químicas (não precisas) que abrangeram a parte físico-química da amostra (pH, teor de carbonetos, bicarbonatos, hidróxidos, cloretos), com a utilização de equipamentos e substâncias que permitiram observar variações nesses padrões.

Foi possível a aprendizagem dos métodos de análise de água, apesar delas terem sido imprecisas do ponto de vista quantitativo.

Introdução: Utilização

A análise da água é de suma importância para a determinação a qualidade da mesma, que vai depender do fim a que os resultados servirão, pois: “A qualidade da água se refere a sua aptidão para usos benéficos, como abastecimento, irrigação, recreação e etc”, ou “do ponto de vista ecológico. A qualidade de água de um ecossistema aquático natural pode ser muito diversa; certos ecossistemas apesar de possuírem concentrações elevadas de sais, pHs ácidos ou baixa concentração de oxigênio dissolvido podem ter comunidades estáveis e adaptadas a viver nestes meios. Nestes casos, a qualidade da água depende fundamentalmente dos aportes naturais.

Material utilizado:

- 1 Pipeta;

- 1 Bureta de 250 mL;

- 2 Béqueres de 200 mL;

- 1 Elenmayer;

Reagentes utilizados:

- Amostra da água de córrego;

- Amido;

- Ácido sulfúrico 0,01N (H2SO4);

- Álcalis iodeto asita;

- 100 ml de oxigênio preservado

Procedimentos Experimentais:

Procedimento experimental

Todos os materiais utilizados foram cuidadosamente lavados. Colocou-se uma pequena quantidade de água no béquer. Anotaram-se os resultados.

Em um béquer, colocou-se 100 mL da amostra de água do córregol, em seguida, mediu-se com o pHmetro o pH da mesma. Anotou-se o resultado.

No béquer, depois de descartada a amostra anterior, colocou-se mais 100 mL da água, em seguida, pingou-se 4 gotas de orto-tolidina. Observou-se e anotaram-se os resultados. Procedimento experimental 4 (Alcalinidade da amostra):

Em um béquer, colocou-se 100 mL da amostra de água mineral, como padrão colocouse a mesma quantidade de água destilada em outro béquer. Em ambas pingou-se 3 gotas de fenolftaleína.

A amostra em seguida foi titulada com a solução de ácido sulfúrico.

Procedimento experimental 5 (Determinação da temperatura): Em um béquer, colocou-se 100 mL da amostra de água mineral, como padrão colocou- se a mesma quantidade de água destilada em outro béquer. Em ambas pingou-se 3 gotas de metilorange. A amostra em seguida foi titulada com a solução de ácido sulfúrico.

Resultados e discussão: Os resultados são apresentados na tabela a seguir:

Característica da amostra pós-análises

Temperatura pH Ortotolidina Fenolftaleína Metilorange

31,3ºC 8,14 Solução transparente

Fora do padrão (mais escuro)

Dentro do padrão

Experimento1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com