TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório 02 Condutividade Qualidade Da Água

Pesquisas Acadêmicas: Relatório 02 Condutividade Qualidade Da Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

ENGENHARIA E AMBIENTAL SANITÁRIA

QUALIDADE DA ÁGUA I – CET 108

RELATÓRIO DE ANÁLISE DE CONDUTIVIDADE ÉLETRICA DÁ AMOSTRA DE ÁGUA DO RIO PARAGUAÇU

RELATÓRIO Nº 02

Genildo Souza das Virgens – P01

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

8º semestre

Cruz das Almas – 2013

 RESUMO

O relatório é feito com base na amostra de água coletada no rio Paraguaçu pelos os alunos do curso de engenharia sanitária e ambiental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realizada no dia vinte e cinco de fevereiro do ano de dois mil e treze. A justificativa da coleta é feita a partir da necessidade de por em prática e confirmar a aprendizagem das aulas de Qualidade da I. A coleta foi orientada pela professora Alessandra Cristina silva Valentim. O objetivo foi conhecer o potencial de condutividade (K) do material coletado.

 INTRODUÇÃO

A condutividade elétrica da água é uma medida da capacidade desta em conduzir corrente elétrica, sendo proporcional à concentração de íons dissociados em um sistema aquoso. Para se determinar a condutividade usa-se a temperatura padrão de 25 °C.

A água destilada obtida em laboratório possui uma condutividade entre 0,5 e 3 μS cm-1 e qualquer vestígio de impureza iônica há um grande aumento grande da condutividade.

Medidas de condutividade são importantes, pois e o parâmetro utilizado, para expressar a concentração de sais dissolvidos totais, no qual altas concentrações de sais na água a ser usada na irrigação, criação de peixes, a prevenir entupimentos de tubulações através da precipitação do Ca e Mg e também na definição de características no reuso da água, além de definir outros parâmetros como salinidade, gás sulfídrico e sólidos dissolvidos (Guimarães e Nour, 2013).

 MATERIAIS E REAGENTES

 1 garrafa de 500 ml;

 Termômetro;

 Condutivímetro;

 Solução de KCL;

 1 Béquer;

 MATERIAS E MÉTODOS

1. Realizou-se a coleta do material no Rio Paraguaçu próximo ao distrito de Geolândia às 14h 00min, estava nublado com a temperatura ambiente estava 32 °C e a temperatura da água 28 °C, na margem do rio não há presença de mata ciliar e residências, após a coleta foi colocado a amostra na geladeira. No dia seguinte essa mesma amostra foi levada até o laboratório para análise.

2. Foi feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com