TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Biologia

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 3

Os temas abordados foram a evolução (por Lamarck e Darwin) salientando as diferenciações entre as duas formas diferentes de pensar sobre o conceito de evolução. A aula 3 falava sobre fluxo de matéria, como produção de energia paraprocessos metabólicos. E a ultima aula falava sobre a proliferação de doenças comuns, como cólera, leptospirose e dengue, salientando as formas de prevenção, causas e também sintomas dessas doenças. Uma pequena definição sobre citologia, que é o estudo das células, que são a menos parte constituinte dos organismos vivos. As células podem se diferenciar bastante em suas estruturas, como exemplo acélula animal que é bem diferente da vegetal. E também como esses dois tipos de células distintas possuem características semelhantes como a membrana nuclear ou carioteca, que não é encontrada nas células bacterianas. Isso forma 2 definições importantes na citologia, que são as células Eucariontes que possuem membrana que envolve o núcleo, que é a carioteca, encontrada nas células animais e vegetais.Enquanto as células bacterianas não possuem essa membrana e por isso tem o material genético difuso no citoplasma, essas são as células Procariontes. Na aula sobre a teoria da evolução, aprendemoscomo foi definida a forma como os seres vivos evoluem através da transmissão de carga genética. O Primeiro pensador a falar sobre a evolução foi Jean Baptiste de Lamarck, que acreditava na lei do usode desuso, que defendia que o ser viva preciso se adaptar ao ambiente e por isso ao utilizar uma característica a seu favor ele melhora ou hipertrofia, essa teoria costuma ser exemplificada atravésda teoria do pescoço da girafa. Porém Lamarck estava equivocado parcialmente em sua teoria, que foi observada e serviu como base para por outro estudioso, Charles Darwin. Darwin descobriu que na realidade a teoria correta implica muito mais na genética que era uma ciência ainda oculta. Na realidade nós transmitimos para nossos herdeiros as características melhores e predominantes em nossos genes, o que se dá através da seleção natura. Por tantos nós não evoluímos, e sim melhoramos através das gerações por conta da seleção natural.

Na aula sobre fluxo de energia, foi abordada a necessidade de todos os seres vivos por matéria prima para o desenvolvimento, reprodução repara de perdas e também realização do metabolismo e o ciclo dessa matéria fornecedora de energia. Os organismos que são capazes de produzir os próprios alimentos são os autótrofos, que são as plantas capazes de fazer fotossíntese. Os organismos que não possuem a capacidade de produzir energia e precisam se alimentar de outros tipos de matéria são os heterótrofos. A cadeia alimentar definida em pirâmides ou gráficos demonstram como todo organismo é produtor de energia pois ao morrer irá se descompor e virar alimento produtor de energia para outro ser vivo.

A ultima aula fala sobre doenças comuns em nosso pais, seus transmissores e suas formas de prevenção. Endemia é um tipo de doença típico de determinado tipo de região, geralmente esse tipo de doenças pode ser previsto por conta de fatores climáticos por exemplo. Epidemia trata-se se um surto fora do comum, quando a doença passa a se propagar de maneira a fazer o numero de infectados superior a 10x o numero de casos de transmissão. Quando uma doença se torna tão perigosa a ponto de se transmitir pelo mundo todo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com