TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aulas Práticas

Por:   •  20/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

CURSO: BIOMEDICINA        DISCIPLINA: CITOLOGIA        

NOME DO ALUNO: CLARA MARIA AGUILAR DE PALMERO

R.A: 2090812        POLO: ANCHIETA        

 

DATA: 29 /09/ 2022        

INTRODUÇÃO

A Célula é a unidade básica, estrutural e funcional, de virtualmente todos os organismos vivos. O termo célula foi pela primeira vez empregue pelo inglês Robert Hooke (1637-1703), em 1665, ao examinar lâminas de cortiça num microscópio rudimentar. Na realidade, o que Hooke observou foram apenas as paredes celulares de células vegetais mortas, com formas hexagonais a que ele chamou células, do latim "cella", pequena cavidade. (1)

A célula é a menor parte da matéria viva capaz de se auto-replicar de forma independente. As células são unidades funcionais e estruturais dos seres vivos e, apesar da grande variedade de animais, plantas, fungos, protistas e bactérias, existem apenas dois tipos básicos de células: procariontes e eucariontes. Portanto, diferenciá-los, reconhecer suas estruturas, saber representá-los e identificá-los como a estrutura fundamental de todas as formas vivas é essencial para compreender o todo. (2)

Na aula prática de Citologia, tivemos a oportunidade de conhecer a célula e sua estrutura, ela é a unidade que constitui os seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos que constituem o corpo dos seres pluricelulares. É considerada a menor unidade estrutural e funcional de um organismo.

Os conhecimentos sobre as células progridem paralelamente ao aperfeiçoamento dos métodos de investigação. Inicialmente, o microscópio óptico, também chamado microscópio de luz, possibilitou o descobrimento das células e a elaboração da teoria de que todos os seres vivos são constituídos por células, e com o microscópio eletrônico foi possível a visualização de estruturas celulares não visíveis no microscópio óptico, porque seu poder de resolução é muito maior. (3)

Em todas as aulas práticas foram possíveis observar sobre os assuntos que foram ministrados em sala de aula, como os Componentes Químicos das Células; os métodos de estudos da Biologia Celular; membrana Plasmática.

Resultado e Discussão

Aula: 1 Roteiro:  Introdução ao microscópio óptico

OBJETIVO: Aprendizado sobre os componentes do microscópio e sua função. Realização do esfregaço bucal, coloração e visualização na microscopia.

Parte 1 - Explicação sobre os diferentes componentes do microscópio e sua função:

O microscópio óptico utiliza a luz e um conjunto de lentes para ampliar o tamanho de amostras analisadas. Dessa forma, possui diversos componentes que possibilitam uma observação eficiente de diversos materiais.

Aprendemos na aula prática que sua composição é dividida em partes mecânicas e ópticas:

Componentes ópticos:

  • Lentes objetivas: São capazes de aumentar um objeto em até 100x.
  • Oculares: Em geral, com um aumento de até 15x, é a lente utilizada diretamente pelo observador.
  • Diafragma: Regula a quantidade de luz que entra no condensador.
  • Condensador: Concentra os feixes de luz sobre a amostra.
  • Fonte de luz: Geralmente, trata-se de uma iluminação de baixa voltagem.

Componentes mecânicos:

  • Canhão: Utilizado como suporte para as lentes.
  • Revólver: Disco que acomoda as objetivas, possibilitando a modificação da lente através da rotação.
  • Platina: Local onde se apóia a lâmina para observação da amostra.
  • Macrométrico e micrométrico: Responsáveis por focar a amostra ao movimentar a platina.
  • Braço: É um suporte para as demais peças do microscópio.
  • Base: Peça que dá sustentação ao microscópio.
  • Charriot: Peça que permite movimentar a lâmina sobre a platina.

Saber quais são as partes de um microscópio é importante para entender de forma mais simples o seu funcionamento.

Parte 2- Iniciamos a focalização com uma palavra de um jornal, onde observamos o aumento e a inversão da letra.

Colocamos uma gota de água sobre a lâmina, com auxílio de um conta-gotas é colocamos a letra de jornal sobre a gota de água, logo Colocamos a lamínula em posição de 45°, com relação à lâmina, para evitar a formação de bolhas de ar, colocamos a lâmina pronta sobre a platina do microscópio. Centralizamos a letra do jornal sobre o orifício na platina, utilizando o charriot, logo de isso iniciamos a observação do material com a objetiva de menor aumento, 4X, até que a letra do jornal apareça focalizada, e praticamos com as demais objetivas de maior aumento.

Parte 3- Realizamos o esfregaço bucal com um swab, e colocamos em lâmina para coloração por corantes ácidos e básicos Metanol, hematoxilina e eosina. Visualizamos nos diferentes aumentos a presença de células eucariontes e procariontes. Foi uma experiência única, pois foi a primeira vez que pude observar um citoplasma com seu núcleo.

Aula: 1 Roteiro 2:  Célula Procariótica:  Bactérias do iogurte

OBJETIVO: Conhecer a morfologia de procariotos e sua organização.

Parte 1- Colocamos uma gota de iogurte natural sobre uma lâmina, logo pingamos uma gota de água e homogeneizamos com auxílio de um palito de dente, Iniciamos a colocação da lamínula em posição de 45º com relação à lâmina e fomos rebaixando lentamente até que a mesma ficara totalmente sobre a lâmina, evitando a formação de bolhas de ar, depois procedemos à etapa da focalização, utilizando objetivas de 4X, 10X, 40X e 100X, e analisamos na objetiva de 100X.

Nesta parte experimental pudemos observar os tipos morfológicos de bactérias do iogurte. Foi muito impressionante, pois pude ver através do microscópio como as bactérias se moviam.

Aula: 1 Roteiro 2:  Preparação de esfregaço para sangue periférico segundo a técnica de Leishman.

OBJETIVO: Conhecer a técnica de esfregaço e reconhecimento das células do sangue.

Nesta parte da prática, o professor explica um pouco sobre os componentes encontrados no sangue periférico.

Hemácias: São células circulares presentes no sangue que vivem no organismo por 120 dias  e ademais, são formadas de hemoglobina e globulina.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (480.7 Kb)   docx (539.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com