TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Prática 01 Biofísica Ph E Tampões Biológicos

Por:   •  27/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL AMAZONAS- UFAM

MEDICINA

ANDRÉA BAIMA DO LAGO SILVA

GABRIEL DA SILVA ALVES

LUÍS MIGUEL LIMA MARQUES

LUIZ GUILHERME DE AZEVEDO ALBUQUERQUE

MARCO ANTÔNIO CRAVEIRO DINIZ DE CARVALHO

POLLYANE BAIMA ELISIÁRIO

RELATÓRIO DE PRÁTICA 01 BIOFÍSICA-

PH E TAMPÕES BIOLÓGICOS

MANAUS-AM

2022

ANDRÉA BAIMA DO LAGO SILVA

GABRIEL DA SILVA ALVES

LUÍS MIGUEL LIMA MARQUES

LUIZ GUILHERME DE AZEVEDO ALBUQUERQUE

MARCO ANTÔNIO CRAVEIRO DINIZ DE CARVALHO

POLLYANE BAIMA ELISIÁRIO

 

RELATÓRIO DE PRÁTICA 01 BIOFÍSICA[pic 2]

MANAUS-AM

2022

  1. INTRODUÇÃO

A prática elaborada tem como principal objetivo a compreensão acerca da temática de pH e tampões biológicos, a partir do qual foram analisadas a variação do pH e a zona de tamponamento, com o auxílio de um indicador ácido-base vermelho de fenol para a facilitar a visualização dos momentos durante a titulação. Dessa maneira, é importante compreender a importância de ácidos e bases, o comportamento das regiões de tamponamento e suas aplicações no cotidiano e influências no sistema biológico.

As titulações ácido-base ou titulações de neutralização são amplamente utilizadas para se determinar a concentração de analitos constituídos de ácidos ou bases ou que podem ser convertidos nessas espécies por meio de tratamento adequado. Titulação ácido-base envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (Alcalimetria) e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácida (Acidimetria). A solução padrão sempre será um ácido forte ou uma base forte, pois estes reagentes causam as alterações mais pronunciadas no pH nos pontos de equivalência e proximidades, na prática realizada a solução padrão foi o hidróxido de sódio, ou seja, uma base forte.

A regulação do balanço do íon hidrogênio é semelhante a regulação de outros íons do corpo, para que ocorra a homeostasia é necessário um balanço entre a ingestão, produção e remoção efetiva do H+ no corpo. A estrutura de muitas moléculas presentes na composição celular, por conseguinte a maioria dos processos bioquímicos são extremamente sensíveis as variações de pH (potencial de hidrogênio) que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade em uma solução aquosa. A manutenção do pH ideal é conseguida pelos seres vivos graças a existência dos sistemas tampão que limitam as variações do pH do sangue e demais líquidos orgânicos ao se combinarem com os ácidos ou as bases. Para definir um sistema tampão é preciso compreender suas propriedades e é conveniente recorrer a definição de ácidos e bases. Moléculas contendo átomos de hidrogênio que podem liberar íons hidrogênio são conhecidas como ácidos, já a base é um íon ou molécula capaz de receber um H+. Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada.

Todos os líquidos do organismo possuem sistemas tampão para impedir alterações significativas da concentração dos íons hidrogênio, ou seja, do pH. Por exemplo se a concentração do íon hidrogênio aumenta ou diminui significativamente, o centro respiratório é imediatamente estimulado, para alterar a frequência respiratória e modificar a eliminação do dióxido de carbono. As variações da eliminação do dióxido de carbono, tendem a retornar o pH aos seus valores normais. Quando o pH se afasta da faixa normal, os rins eliminam urina acida ou alcalina, contribuindo para o retorno da concentração dos íons hidrogênio aos valores normais. O desequilíbrio químico entre esses compostos pode gerar quadros de alcalose (quando o pH sanguíneo aumenta) ou acidose (quando o pH diminui) que, se não tratados com primazia, podem evoluir a óbito.  A atividade prática engloba justamente a tentativa de constatar o funcionamento de um sistema tampão, observá-lo e entender as etapas responsáveis por essa zona de tamponamento.[pic 3]

[pic 4]

  1. OBJETIVO GERAL
  • Compreender o funcionamento de ácidos e bases e as variações do ph em uma região de tamponamento
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Aprender a manusear uma bureta;
  • Aprender como se realiza uma titulação de ácidos e bases;
  • Aprender a montar uma curva de titulação;
  • Compreender a relação entre PH e PKa utilizando a equação de Henderson.
  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais utilizados nos procedimentos de titulação (figura 1):

  • Bureta: utilizada como vidraria titulante por possuir facilidade na leitura do nível do líquido contido, portanto uma vidraria alta precisão, na prática a bureta contém o titulante(NaOH).
  • Pipeta pasteur:  item de laboratório indispensável, semelhante a um conta-gotas é utilizada para a transferência de líquidos e nessa prática foi usada para adicionas 3 gotas do indicador ácido-base (vermelho de fenol).
  • Pipeta graduada: vidraria de precisão em um laboratório e possui graduações ao longo de seu corpo, possibilitando a sucção de variadas quantidades de líquidos, na prática foi usada para pipetar certa quantidade do titulado (ácido acético).
  • Pera de sucção: são pipetadores de 3 vias, indicados para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas, nesse caso a graduada.
  • Tubo falcon: usado em laboratórios para análises ou de pesquisas, para centrifugação, congelamento, nesse caso apenas para armazenar o indicador de ácido base (fenolftaleína).
  • Béquer (250ml): Béquer de vidro utilizado para armazenar o titulado(ácido acético).
  • Béquer (100ml): Béquer de plástico usado para auxílio durante os processos.

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

Inicialmente transferiu-se para a bureta 40ml de hidróxido de sódio (NaOH), base inorgânica forte que seria o titulante nessa titulação, de modo que o menisco marcasse 10 ml, devido a forma da graduação da bureta, de modo que pode observar na figura 2.

Em seguida, foi pipetado o ácido acético (CH3COOH) que atuaria como titulado, com o auxílio de uma pipeta, colocou-se 20ml do titulado no béquer de 250ml, nota-se na figura 3. Com o processo de pipetagem concluído foi adicionado 3 gotas do indicador de ácido-base vermelho de fenol nesse béquer, por intermédio da pipeta Pasteur, conhecida como conta-gotas. O vermelho de fenol é uma substância de natureza orgânica tendo a propriedade de mudar de cor quando ele passa de alcalino para ácido e vice-versa. Para esta característica, é usado como um indicador ácido-base. Também é conhecido pelo nome de fenolsulfonaftaleína e sua fórmula química é C19H14O5S, sua cor exibe uma gradual transição do amarelo ao vermelho na faixa de pH entre 6.6 e 8.0. Acima de pH 8.1, vermelho fenol vira em uma cor rosa brilhante (magenta). Após a adição do vermelho de fenol foi aferido o pH da solução utilizando o pHmetro, equipamento para utilizado para acidez ou alcalinidade (pH) de substâncias, que foi 4,27 um pH considerado ácido a solução tornou-se uma coloração amarelado (figura 4).[pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (564.8 Kb)   docx (605.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com