TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Extração de Dna

Por:   •  25/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

1.Introdução

  A teoria eletrolítica desenvolvida por Svante Arrhemius (1859-1927) propôs que as soluções capazes de conduzir corrente elétrica eram as que apresentavam partículas carregadas eletricamente com liberdade de movimento. Esta é conhecida como a “Teoria da Dissociação Iônica”. Arrhemius descobriu que a condutibilidade elétrica das soluções é dependente de transportadores de carga, íons, e de uma força capaz de movimentar esses transportadores, bateria ou fonte de energia elétrica.

  As substancias capazes de produzir essas soluções são iônicas e moleculares polares. Substancias moleculares polares, geralmente, sofrem processo de ionização ao entrarem em contato com a água dando origem aos íons que as tornam eletrolíticas. Os compostos iônicos solúveis em água se comportam como eletrólitos, pois se dissociam de forma iônica em água e as soluções aquosas conseguintes apresentam íons livres. Desta forma, por exemplo, o NaOH (composto iônico) é um eletrólito, e sua solução aquosa é eletrolítica.

  Existem moléculas que são solúveis em água porem sofrem ionização parcial. O açúcar (e outros não eletrólitos), quando dissolvidos em água se subdividem em moléculas (C12H22O11), são eletricamente neutras e, portanto, insensíveis ao campo elétrico. Com isso, a corrente elétrica não pode fluir pela solução.

  Arrhemius também definiu que substancias eletrolíticas em meio aquoso liberam o íon H+ fazendo-o se unir a uma molécula de água formando o íon H3O+, são ácidos. Mas também, substancias que liberam o íon OH- são alcalinas ou básicas.

 Essa classificação pode ser comprovada experimentalmente através dos indicadores de pH (potencial Hidrogeniônico, escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa) que medem a quantidade de íons das substancias em uma escala de 0 à 14. Substancias ácidas são encontradas de 0 e 7, já entre 7 e 14 encontram-se as substancias básicas. Entre elas existe a chamada zona de viragem, equivalente ao número 7 da escala de pH, que é neutro.

 

2.Materiais, Reagentes e Indicadores

MATERIAIS

REAGENTES 

(Soluções de mesma concentração: 0,1mol/L)

3 Bechers de 50 ou 100 mL

Ácido acético (CH3COOH)

Aparelho p/ condutividade

Ácido sulfúrico (H2SO4)

Bechers para as soluções

Ácido clorídrico (HCL)

Becher p/ lavagem dos eletrodos

Cloreto de sódio (NaCl)

Tubos de ensaio e estante

Hidróxido de sódio (NaOH)

Pipeta graduada de 5,0 mL

Hidróxido de amônio (NH4OH)

Vidro de relógio

Bastão de vidro

Papel indicador universal

INDICADORES

Metiolarange, Fenolftaleína, Azul de bromotimol

3. Metodologias

I. INDICADORES ÁCIDO-BASE

1 . Técnica para o uso de papel indicador:

1-A. Transferiu-se para um tubo de ensaio de 10Ml de solução aquosa de ácido clorídrico (0,1 Mol/L). Com o auxílio de um bastão de vidro, verificou-se o pH da solução com uma tira de papel indicador de pH. Comparou-se as cores do papel com a escala e anotamos o resultado observado.

1-B. Repetiu-se o procedimento acima utilizando as soluções aquosas 0,1Mol/L de hidróxido de sódio (NaOH) e de cloreto de sódio (NaCl). Mediu-se, também, o pH da agua deionizada e anotamos os resultados observados.

 2 . Ação dos indicadores sobre ácidos e bases:

2-A. Pegou-se quatro tubos de ensaio e a eles foi adicionado, respectivamente 1,0 ml de cada uma das seguintes soluções:

  • Solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) 0,1 mol/L
  • Solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) 0,1 mol/L
  • Solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH)0,1 mol/L
  • Água deionizada (H2O)

2-B. Foi adicionado 3 gotas de indicador metilorange nas substancias citadas acima. Observou-se a mudança da coloração em cada substância, com isso foi analisado e anotado os resultados.

2-C. Foram lavados os tubos, repetindo o processo do item 2-A e adicionando o indicador Fenolftaleína, repetindo o processo de análise do item 2-B, anotou-se os resultados. Também repetiu o processo com o indicador Azul de Bromotimol.

II. FORÇA DOS ELETRÓLITOS

(PROCEDIMENTO DEMONSTRATIVO)

1-A. Foi encontrado oito bécher cada um respectivamente contendo:

  • Solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl)
  • Solução aquosa de ácido clorídrico (HCl)
  • Solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4)
  • Solução aquosa de ácido acético (CH3COOH)
  • Solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH)
  • Solução aquosa de hidróxido de amônio (NH4OH)
  • Água deionizada  
  • Água de bica

1-B. Foi colocado um identificador de condutibilidade elétrica (lâmpada) em cada uma das soluções acima e observou-se a condutibilidade das substancias.

4. Discussão e Resultados

I. INDICADORES ÁCIDO-BASE

1 . Técnica para o uso de papel indicador:

1-A. A partir do experimento, através da coloração do papel indicador é possível analisar o pH da substância.

SUBSTÂNCIA

pH ENCONTRADO

H2O

Entre 6 e 7

HCl

Entre 1 e 2

NaOH

14

NaCl

7

Sendo assim, vimos que a água deionizada (H2O) é neutra, o Ácido Clorídrico (HCl) é uma substância ácida, o Hidróxido de Sódio (NaOH) é uma substância básica e o Cloreto de Sódio (NaCl) é uma substância neutra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (911.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com