TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Microbiologia

Por:   •  2/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Instituto de Ciências Biológicas e Saúde

Departamento de Ciências Biológicas

Montagem e esterilização de materiais e demonstração de autoclave

Anna Carolina F.

CB6

Belo Horizonte

2016

INTRODUÇÃO

Com o grande numero de microorganismos que entram em contato com os diversos objetos utilizados em laboratório, é realizado um procedimento para que seja feita a retirada de todo e qualquer germe para que esses objetos possam ser utilizados sem contaminar o experimento. Tendo conhecimento de que pode haver esse tipo de contaminação é feito o autoclave, ou seja, a esterilização do material eliminando toda a microbiota nele existente. Este tipo de esterilização pode ser feita também em soluções, meios de cultura e vidrarias.

OBJETIVOS

A aula pratica numero 01 teve como objetivo fazer a montagem de materiais de laboratório para a esterilização correta e com segurança em autoclave e também demonstrar a validade dessa esterilização feita.

MATERIAIS E METODOS

Foram utilizadas pipetas, placas de petri, tubos de ensaio, papel craft, algodão hidrofóbico, barbante, tubos de ATTEST e uma fita de INTEGRON.

As placas de petri foram colocadas uma sob a outra sendo a primeira e ultima com a tampa virada para fora evitando assim que a placa caísse, e dentro das mesmas um pedaço de papel craft cortado do mesmo tamanho da placa, então as mesmas foram embrulhadas no papel craft e amarradas com um barbante. As pipetas tiveram um pequeno chumaço de algodão hidrofóbico inserido e foram também enroladas em papel craft já cortado em tira. Já nos tubos de ensaio foi colocado um chumaço grande de algodão hidrofóbico em um formato de “rolha” moldado na mão mesmo e foram embrulhados no papel craft. Todos os materiais foram identificados pelo lado de fora do papel, pelos alunos que o fizeram.

Após o embrulho e identificação o material foi levado pra autoclave, onde dentro de um recipiente de vidro foram colocados um tubo de ATTEST quebrado, um tubo de ATTEST intacto e uma fita de INTEGRON que foram autoclavados junto com o material embrulhado a 121°C durante 20’.

 RESULTADOS

O material foi autoclavado com sucesso, sem possíveis contaminações, o ATTEST quebrado que fez o controle positivo ficou amarelo, provando assim que aqueles microorganismos que respiraram lá dentro foram todos mortos. Já o ATTEST intacto que fez o controle negativo permaneceu roxo (inalterado) mostrando que o autoclave eliminou todos os esporos existentes. A fita do INTEGRON mudou de cor como devia de acordo com a caixa do fabricante, provando mais uma vez que o autoclave do material foi bem sucedido.

DISCUSSÃO

Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos. A esterilização é importante, pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, materiais médicos e também evitar a contaminação de experimentos quando se esteriliza meios de cultura e materiais de laboratório. Normalmente a esterilização desses materiais é feita de duas formas diferentes que é ou por via úmida ou por via seca, sendo a via úmida mais eficiente, pois utiliza-se menos tempo para a conclusão da esterilização e também uma temperatura mais baixa. Alguns cuidados devem ser tomados antes da montagem dos materiais, como por exemplo a lavagem com detergente e secagem desses materiais antes de serem embrulhados, também devem ser identificados e colocados os pacotes mais leves por cima dos mais pesados, e não ultrapassar a capacidade do autoclave. Com todos os cuidados tomados nessa pratica n° 01 ocorreu tudo corretamente e o material foi esterilizado com sucesso, a validação do material foi feita com o ATTEST e com o INTEGRON que comprovaram com devido êxito o experimento. Sendo assim é sempre importante confirmar o autoclave com os controles biológico e químico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com