TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório : Parasitologia da Unifil na graduação de nutrição matutino

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Giardíase

Londrina

2017

Giardíase

Relatório da aula prática da disciplina de Parasitologia da Unifil na graduação de nutrição matutino.

Londrina - PR

2017

  • INTRODUÇÃO

A Giardíase é transmitida pelo protozoário flagelado, a Giardia lamblia. A Giardia é um protozoário parasita que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas as formas podem ser eliminadas nas fezes, sendo que nas fezes diarréicas são encontrados trofozoítos, e nas formadas são encontrados cistos. O cisto constitui a forma infectante. 

O intervalo da incubação ao aparecimento dos sintomas da doença varia de 10 dias a meses. A Giardíase causa complicações e deve ser prevenida e tratada; causa diarrérias, lesões na microvilosidade intestinal levando a perda de nutrientes e perda de peso. O protozoário vetor se aloja na região intestinal, no duodeno. Possuem duas formas durante o ciclo biológico, os cistos e os trofozoítos. Diferente da Leishmaniose e doença de Chagas, a Giardíase é monoexênica, ou seja, tem seu ciclo envolvendo apenas um ser.

  • OBJETIVOS

Identificar e entender as formas do ciclo biológico da Giardíase, os cistos e trofozoítos, suas características e morfologia. Conhecer o ciclo biológico da doença e reconhecer o local onde o parasita atinge e se encontra, como abordado em aula e visto na lâmina da aula prática.

  • DESENVOLVIMENTO
  •  Ciclo biológico

Acontece a ingestão dos cistos por alimentos ou água contaminada. O cisto vai até a região estomacal com pH de 2 a 2,5 (ácido)  e ali perde o revestimento e a capsula e se transformando em trofozoítos. Quando chega ao intestino delgado, na região duodenal, se adere a parede pois tem uma placa adesiva ou placa suctorial, nisso sugam as vitaminas para sobreviver e destroem a microvilosidade intestinal, impede a absorção perde nutrientes e água. O efeito disso é a diarreia; nisso os trofozoitos não têm tempo para se transformarem em cistos novamente. Apenas em fezes solidas são presentes os cistos que contaminam outros hospedeiros, repetindo o ciclo novamente.

  • Morfologia e características específicas

Os trofozoitos apresentam dois núcleos, formato piriforme e apresentam simetria bilateral. Possuem 4 pares de flagelos, corpos medianos e axonemas (Figura 1).

Os cistos apresentam dois ou quatro núcleos, possuem formato oval, fibrilas (axonemas dos flagelos), corpos escuros e parede cística. Não possuem flagelo (Figura 2).

[pic 2]
Figura 1.

[pic 3]
Figura 2.

  • REFERÊNCIAS

Giardía lamblia. Disponível em: . Acesso em: 12 de Abril de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com