TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Tecido Vegetal da Cebola

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 3

Aula prática I: Observação de tecido vegetal da cebola

  • Introdução

Data: 10 de setembro de 2018

Professora Orientadora: Cristina Hernandes Martin

Professor auxiliar: Vicente Pinto de Oliveira

Monitora: Tatiane Moreno

A cebola possui em seu interior, uma fina película denominada epiderme, a qual é facilmente destacada, sendo constituída por uma só camada de células. Com o auxilio do microscópio, observamos de forma mais nítida como é tal película e examinar alguns pontos importantes como identificar o núcleo.

  • Objetivo

O experimento tem por objetivo, complementar os conhecimentos passados a nós em sala de aula, de maneira que observamos, a partir do uso do microscópio, o tecido epitelial da cebola, fazendo assim com que identificássemos as diferentes partes das células de tecido do material observado.

  • Materiais utilizados

Lâmina de vidro

Microscópio

Cebola

Palito de sorvete

Corante azul de metileno

Papel toalha

  • Procedimentos

Ao chegarmos no laboratório e nos dividirmos em grupos, após ouvir a explicação da professora iniciamos a montagem de nosso material a ser observado. Para preparar a lâmina, desmanchamos a cebola e arrancamos uma espécie de película (tecido epitelial) na qual colocamos na lamina evitando rugas e bolhas. Após isso, foi colocado duas gotas do corante azul sobre a película e espalhamos com o auxilio de um palito de sorvete até que fosse coberto todo o material. Depois, levamos a lamina até a monitora, onde ela regulou o microscópio para que pudéssemos observar o tecido.

  • Resultado

Não obtivemos um resultado tão concreto por conta da validade do corante, porém conseguimos observar que a epiderme da cebola, quando ampliada no microscópio, é semelhante a uma “parede de tijolinhos” onde em alguns locais observamos que o corante se acumulou e formou pequenos círculos, o núcleo. A parte mais clara é o citoplasma, e a divisão da epiderme, a parte mais escuro que seria “o cimento dos tijolinhos” é a parede celular.

[pic 1]

Aula prática II: Observação de células da mucosa da bochecha

  • Introdução

Data: 10 de setembro de 2018

Professora Orientadora: Cristina Hernandes Martin

Professor auxiliar: Vicente Pinto de Oliveira

Monitora: Tatiane Moreno

A pratica de observar células da mucosa bucal no microscópio, segundo algumas pesquisas que realizamos de forma paralela para nos aprofundar um pouco mais no assunto, é uma pratica simples e comum que permite que conhecer com mais clareza a organização celular básica.

As membranas mucosas são um tipo de tecido epitelial de revestimento interno de cavidades do corpo que tem contato com o meio externo que tem como função absorver alimentos.

  • Objetivo

Preparar lâminas a partir de uma amostra de mucosa bucal a fim de observá-la no microscópio.

  • Materiais utilizados

Microscópio

Palito de sorvete

Lâmina de vidro

Corante azul de metileno

Papel toalha

  • Procedimentos

Pegamos o palito de sorvete, e a aluna Vitoria resolveu coletar a amostra de mucosa de sua bochecha. Em seguida, passamos o material na lâmina de vidro e espalhamos as gotas de corante sobre a mucosa. Após isso, levamos o material para observarmos.

  • Resultado

Como foi citado anteriormente, não obtivemos um resultado tão concreto por conta da validade do corante. Observamos que a mucosa ampliada no microscópio é semelhante a um ovo, já que a parte mais escura, onde há maior concentração de corante, é o núcleo que controla as atividades celulares, e a parte mais clarinha é o citoplasma e a membrana plasmática que envolve toda a estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com