TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de nitrogênio no tecido vegetal

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.641 Palavras (15 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 15

ANA CLAUDIA FELIX IEYASU

ANALISE DE NITROGÊNIO NO TECIDO VEGETAL DE PLANTAS ATRAVÉS DO METODO KJELDAHL E DUMAS

DOURADOS – MS

AGOSTO, 2015

ANA CLAUDIA FELIX IEYASU

ANALISE DE NITROGÊNIO NO TECIDO VEGETAL DE PLANTAS ATRAVÉS DO METODO KJELDAHL E DUMAS

Relatório de estágio do Curso Técnico em Química – nível médio, área Química do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso do Sul, como exigência para conclusão do curso, sob orientação da professora Kelly Aparecida.

DOURADOS – MS

AGOSTO, 2015

RESUMO

O nitrogênio é um dos principais nutrientes necessários para a sobrevivência da planta.

Neste trabalho que foi desenvolvido durante o período de 01/03/2015 até 31/07/2015 relacionado ao estágio realizado na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados-MS, é descrita a importância do nitrogênio para as plantas, apresentando as principais técnicas de analise do mesmo e ressaltando suas diferenças. Foram realizados testes de laboratório (Kjeldahl e Dumas), utilizando amostras de tecido vegetal pré-selecionadas pelo Orientador William Marra, realizando as amostras sextuplicata. O método de Kjeldhal é baseado na digestão em ácido sulfúrico em presença de catalisadores, seguido de alcalinização e destilação por arraste a vapor para captura da amônia em solução de ácido bórico e determinação do amônio por titulação. No método de Dumas ocorre a oxidação total da amostra na presença de oxigênio em elevadas temperaturas, seguida de redução dos óxidos de nitrogênio formados e detecção do nitrogênio molecular produzido.

ABSTRACT

Nitrogen is one of the main nutrients necessary for the plant's survival. In this work developed during the period of 3/1/2015 until 7/31/2015 and related to the trainee internship at the Embrapa Agropecuária Oeste, in Dourados-MS, the importance of nitrogen for plants is described, showing the main techniques of analysis and emphasizing their differences. Laboratory tests were made (Kjeldahl method and Dumas), using samples of  preselected plant tissue by Supervisor William Marra, performing the sextuplicata samples. The Kjeldhal method is based on digestion in sulfuric acid in the presence of catalysts, followed by alkali treatment and distillation by steam drag for capture of ammonia in solution of boric acid and determination of ammonium chloride by titration.  In the Dumas method there is a sample total oxidation in the presence of oxygen at high temperatures, followed by reduction of nitrogen oxides formed and detection of nitrogen molecular produced.

SUMÁRIO

RESUMO        

ABSTRACT        

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        

1.0        – ANALISE DE NITROGENIO NO TECIDO VEGETAL        

1.1 – DEFINIÇÃO        

1.2 – MÉTODO DE KJELDAHL        

1.3 – MÉTODO DE DUMAS        

2.0 – OBJETIVO        

3.0 METODOLOGIA        

3.1 MATERIAIS E REAGENTES        

3.2 EQUIPAMENTOS        

3.3 PROCEDIMENTOS        

3.3.1 PREPARO DA AMOSTRA        

3.3.2 ANALISE POR MÉTODO DE KJELDAHL        

3.3.3 ANALISE POR MÉTODO DE DUMAS        

4.0 RESULTADOS        

5.0 CONCLUSÃO        

6.0 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA        

7.0 ANEXOS        

INTRODUÇÃO

O Nitrogênio é um dos nutrientes mais relevantes para o aumento da produção, pois está diretamente associado à atividade fotossintética, aos processos de multiplicação e expansão celular, bem como à fixação de vagens, ao enchimento dos grãos, metabolismo das plantas, participando como constituinte de moléculas de proteínas, coenzimas, ácido nucleicos, clorofila, etc. (FERREIRA et al, 2001).

Quando o nitrogênio atinge níveis inferiores a 2,8% ou superiores a 6,0%, podem ser desencadeados estados de deficiência ou toxidez, respectivamente. A deficiência de nitrogênio ocorre principalmente, em solos arenosos e lixiviados, com baixo teor de matéria orgânica (< 2 %) e pode causar amarelamento das folhas, iniciando-se pelas mais velhas; crescimento reduzido; baixa produção de ramos e botões florais; redução no tamanho das sementes e consequentemente, baixa produtividade e qualidade inferior de grãos, conforme MANUAL EMBRAPA RONDÔNIA (2005).

Em solos férteis, quando cultivados intensamente ou inundados por tempo prolongado, também pode ocorrer deficiência de nitrogênio. Essa deficiência também pode ser verificada como consequência de aplicação excessiva de fertilizantes fosfatados.

Analises de solo e plantas em laboratórios de qualidade asseguram aos agricultores diagnósticos corretos e recomendações mais racionais, que permitem escolher as doses e tipos de calcário e fertilizante sob medida para sua lavoura (RAIJ, et. al. 2001).

A maioria dos métodos para determinação de nitrogênio total requer a transformação de todas as formas nitrogenadas a amônio e, neste contexto, o método Kjeldahl de digestão desenvolvido em 1883 tem sido o mais utilizado para a análise de materiais vegetais. (JONES, 1987).

Há também metodologias a seco para determinação de nitrogênio presente em uma amostra de tecido vegetal, como é o caso da metodologia Dumas, proposta por Jean-Baptiste Dumas, que é um processo oxidativo seco que determina nitrogênio de uma amostra após a combustão da mesma.

Atualmente o método utilizado na Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados para a analise de N é o método de Dumas, por apresentar maior exatidão e precisão, baixa quantidade de resíduos, velocidade da analise e não fazer uso de reagentes perigosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (410.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com