TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática

Por:   •  20/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BIOLOGIA

PROFESSOR:

MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS I

ALUNO:

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:  CHONDRICHTHYES – PEIXES CARTILAGINOSOS

Teresina - PI

Março de 2022

  1. INTRODUÇÃO

Apresenta-se aqui, o relatório da aula que ocorreu no dia 10 de março do ano corrente, no acompanhamento do professor Romildo Ribeiro Soares e a monitora da turma Milena Caland. Neste dia foi observado os peixes cartilaginosos. Este relatório tem como objetivo principal, analisar e comentar os resultados obtidos a partir do vídeo visto no Youtube pelo canal UNIVESP. Para melhor entendimento, iremos abordar alguns assuntos relevantes no que diz respeito ao conteúdo.

A Classe Chondrichthyes apresenta tubarões, rais e quimeras. Os chondrichthyes, conhecidos também como peixes cartilaginosos, são peixes mandibulados com um esqueleto cartilaginoso, o corpo coberto de pequenas escamas que geralmente lembram pequenos dentes (placoides) e em que os machos apresentam um órgão reprodutor intromitente nas nadadeiras pélvicas, chamados clásperes. Esta classe é a representante vivente de uma das mais antigas e diversas linhagens de vertebrados, originada há pelo menos 420 milhões de anos. As espécies mais antigas e as mais atuais se assemelham em diversos aspectos, indicando grande sucesso evolutivo das principais características do grupo. Os chondrichthyes são um grupo muito diverso que inclui primariamente animais carnívoros, muitos dos quais são predadores de topo de cadeia, enquanto outros são filtradores.

  1. OBJETIVOS

Este relatório tem por objetivo apresentar e relacionar as características morfofisiológicas dos indivíduos da classe Condrictes e identificar as características observadas nas imagens.

  1. METODOLOGIA

Para a construção do relatório foi desfrutada da vídeo aula apresentada no Youtube pelo canal UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo com apresentação da professora Caroline Rettondini Laurini para compreensão e aprendizagem do conteúdo e observações das estruturas a partir de animais conservados apresentados na aula.

  1. RESULTADOS

Seguindo a analise morfológica externa dos peixes sem mandíbula caracterizados como o grupo dos fixados foram observados:

  1. Myxini - Feiticeiras: tentáculos e poros ao longo do corpo onde se localizam as glândulas produtoras de muco.

Figura 1.1 - Como podemos ver na imagem essa é uma representação do grupo das Myxini, onde se observa os tentáculos (A). [pic 1]

                                                                                                                               

                                                              

                                                                 

                                                                 

[pic 2]    Figura 1.2 - Poros ao longo do corpo de uma feiticeira, onde se localiza suas glândulas responsáveis (B).

  1. Cephalaspidomorphi – As lampreias tem aspectos como: boca, placas dentárias, olhos e abertura das brânquias.

[pic 3]

Figura 2.1 - Representação da Cephalaspidomorphi - Lampreia.

Placas dentárias (A).

Abertura da boca em forma de disco (B).

[pic 4]

Figura 2.2 - Olhos (A); Aberturas branquiais (B).

  1. Os Elasmobranchii – Tubarões.

Constituem o grupo mais diversificado da classe Chondrichthyes (peixes cartilaginosos), reunindo espécies recentes de tubarões e raias. A principal característica dos Condríctes consiste em seu endoesqueleto cartilaginoso; o crânio destes peixes também é único e sem suturas, assim como suas maxilas. Os Condrictes apresentam escamas do tipo placoide (exclusivas deste grupo), semelhantes à pequenos dentes, formadas por dentina e um esmalte de alta resistência. Tais escamas conferem uma textura áspera (similar à uma lixa) ao corpo destes animais, e são homólogas aos dentes dos Condrictes (i.e. possuem mesma origem embriológica, embora sua função e aparência sejam diferentes).

[pic 5]Figura 3.1 - Representação do grupo Elasmobranchii. Atualmente são divididos em 7 grupos que apresentam formas muitos diversas, desde nadadores pelágicos até forma mais de fundo. Na imagem a diversidade de formas está sendo representada alguns exemplares são filhotes e podem chegar de 3 a 4 metros de comprimento, possuindo diferentes tipos de dentículos e de coloração.

[pic 6]

Figura 3.2 - Dentículos dérmicos do Heptranchias perlo. (a) dentículos do rostro; (b) dentículos dorsais da região anterior e (c) central do corpo; (d) dentículos ventrais da região anterior e (e e f) região central. Barra: (a, d, e, f) 300µm; (b, c) 100µm.

[pic 7]

Figura 3.3 - Exemplo de um Tubarão Martelo.

Geralmente os tubarões nadadores pelágicos tem a região dorsal mais escura.

[pic 8]

Figura 3.4 - Região ventral mais clara.

[pic 9]

Figura 3.5 - Fendas branquiais posicionada; (A) nadadeiras peitorais pouco desenvolvidas; (B) e olho (C).

[pic 10]

Figura 3.6 - Squatina, representante dos Hexanchiformes. Muito confundida com uma arraia por causa de sua forma, no entanto é um tubarão.

[pic 11][pic 12]

Figura 3.7 - Possui aberturas branquiais naturalmente bem escondidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (739.6 Kb)   docx (606.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com