TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aulas Práticas Anfíbios

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  2.419 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências Biológicas

Departamento de Ecologia e Zoologia

Zoologia de Vertebrados I - ECZ7015











Relatório de Aulas Práticas:

Anfíbios


Luiza Lese Pereira

Florianópolis, 07 de dezembro de 2015.

INTRODUÇÃO

A classe Amphibia compreende os animais que apresentam ciclo de vida duplo (amphi=ambos e bio=vida), ou seja, na fase larval (girino) são aquáticos e na fase adulta são terrestres. Surgiram no período Devoniano, há cerca de 350 milhões de anos. São vertebrados gnatostomados, tetrápodes e anamniotas.

Compreendem três subclasses: Labyrinthodontia, Lepospondyli e Lissamphibia, sendo as duas primeiras já extintas desde o período Permiano-Triássico.

Os Lissanfíbios são conhecidos como “anfíbios modernos”. São animais ectodérmicos - dependem do ambiente para regular sua temperatura interna - de pele lisa, úmida e sem escamas. Possuem glândulas de mucosa e de veneno na pele e realizam respiração cutânea, podendo ser branquial e/ou pulmonar, estando normalmente associados à ambientes úmidos. Geralmente passam de uma fase larval aquática para uma forma adulta terrestre por meio de metamorfose. Os ovos não apresentam membranas embrionárias. São compostos por três ordens: Anura (sapos, rãs e pererecas); Caudata (salamandras) e Gymnophiona (cecílias).

Anura é maior e mais conhecida ordem, com mais de 88% dos representantes de Lissanfíbios. Encontram-se em todos os continentes, exceto Antártica. São tetrápodes saltadores, com pernas posteriores maiores e mais fortes que as anteriores, de corpo curto – poucas vértebras e geralmente sem costelas e osso púbis -, sem cauda na fase adulta, geralmente com língua longa e pegajosa para captura de presas. Há uma enorme variedade de modos de reprodução, sendo a principal a fertilização externa. Os girinos são herbívoros e o aparecimento dos membros ocorre nos estágios tardios de seu desenvolvimento larval. Compreende 19 famílias.

A segunda maior ordem é a Caudata, com quase 700 espécies. Encontram-se normalmente no hemisfério norte, principalmente em ambientes temperados. A característica principal, que dá nome à ordem, é a presença de cauda tanto na fase larval quanto na adulta. Os membros possuem tamanho aproximado, formando ângulos retos com o corpo. A maioria dos adultos é terrestre, vivendo em ambientes úmidos. São predadoras principalmente de pequenos artrópodes. Outra característica importante é a fecundação interna, sem cópula, presente na maior parte das espécies. Compreende 9 famílias, sendo só 1 delas com representantes no Brasil.

Gymnophiona é a menor das ordens, com pouco mais de 200 espécies normalmente fossoriais ou aquáticas. Também é conhecida como Apoda, pois seus representantes não possuem membros. Possuem dobras dérmicas, tentáculos retráteis em cada lado da cabeça – quimiossensorial – e olhos reduzidos – fotorrecepção. Não apresentam escamas.  Alimentam-se de presas subterrâneas, como cupins e formigas, e possuem fecundação interna, por um órgão denominado falodeu. Compreendem 10 famílias, todas tropicais.

Vídeo: Transição peixe-anfíbio

Em nossa primeira aula prática, o professor Alexandre passou dois vídeos mostrando a transição para o ambiente terrestre e surgimento dos tetrápodes. Um dos vídeos explicou como deve ser feita a fossilização de um animal, a fim de que futuramente os pesquisadores encontrem as evidências desejadas. O outro demonstra toda a transição peixe-tetrápodes ao longo dos anos.

Aula Prática 1: Caracterização de Anfíbios Modernos

Nesta aula, a turma foi dividida em dois grupos. Cada grupo recebeu algumas espécies de anfíbios modernos, peixes e répteis. Algumas características foram observadas e a partir dessa observação, montamos um cladograma. As principais características observadas foram a ausência de escamas em anfíbios, que se dividiam em três subgrupos: salamandras (com cauda), sapos (com patas saltatórias e sem cauda) e cecílias (sem patas); e presença de escamas nos grupos externos peixes e répteis. Outra característica importante é a perda das patas em cobras, também. Feito o cladograma, os grupos, junto ao professor, discutiram as características escolhidas e o posicionamento de cada subgrupo no cladograma.

Aula Prática 2: Vocalização de Anuros

Esta aula contou com Mestre Carol Angri, que fez uma introdução do conteúdo para a realização da prática. Após, os alunos se dividiram em três grupos, cada grupo com um notebook um programa contendo a vocalização de sete espécies diferentes. A partir disso, escolhemos um canto de cada espécie, determinando sua duração, o número de notas e a frequência dominante. O canto também foi descrito.

Nos gráficos abaixo, podemos observar a correlação do comprimento rosto-cloacal (CRC, em mm) e a duração do canto (em segundos) e frequência dominante (em Hz). Em geral, podemos verificar que os indivíduos maiores possuem tendência de apresentarem cantos mais demorados, enquanto os indivíduos menores apresentam uma frequência dominante maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com