TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Bioinformática

Por:   •  20/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO – DGE

Relatório de Bioinformática

Reconstrução filogenética

Aluno: Guilherme da Cruz Silva 726448

SÃO CARLOS

2017

Atividades referentes ao roteiro da Aula 10 da disciplina de Bioinformática.

Seguindo-se os passos propostos pelo roteiro, após a instalação do software Mega e o download do arquivo “E.fasta”, o mesmo foi aberto no programa como mostrado na Figura 1.

[pic 1]

Figura 1

Em seguida, através dos passos propostos pelo roteiro (acessando-se o menu "Models" e selecionando-se "Find best DNA/Protein Models (ML)..."), uma lista composta pelos parâmetros estatísticos de avaliação dos modelos disponíveis apareceu como resultado, onde eram mostrados os melhores modelos para a análise do arquivo em ordem decrescente (Figura 2). Para a reconstrução filogenética, utilizou-se o modelo que aparesentou melhor desempenho. 

[pic 2]

Figura 2

Em seguida, foi feita a comparação entre duas árvores filogenéticas construídas a partir de dois algoritmos diferentes: um de distância (Neighot-Joining) e um cladístico (Máxima verossimilhança - ou maximum likehood), utilizando o modelo selecionado no item anterior. Para isso, foi preciso primeiro acessar o menu "Phylogeny" e clicar em "Construct/test Neighbor-Joining tree...". As janelas de diálogo foram configuradas de acordo com os dados fornecidos pelo roteiro (Figura 3). A árvore criada é mostrada na Figura 4.

[pic 3]

Figura 3

[pic 4]

Figura 4

Sem fechar a primeira árvore criada, acessou-se novamente o menu "Phylogeny" e selecionou-se "Construct/test Maximum Likehood tree...". A árvore criada é mostrada na Figura 5.

[pic 5]

Comparando-se as duas árvores filogenéticas, é possível chegar à conclusão de que a melhor opção seria usar máxima verossimilhança, uma vez que ela é mais eficiente. A principal vantagem do método de distância relaciona-se com a sua rapidez computacional; nesse caso, porém, a quantidade pequena de dados faz com que essa característica não seja muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (910.3 Kb)   docx (321.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com