TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Experimento de DNA

Por:   •  17/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Por muitos anos, o DNA foi algo que quase não se falava, até que um bioquímico Johann Friedrich Miescher, em 1869, Analisando os núcleos de globulos brancos, descobriu a presença de um composto de natureza ácida que era desconhecido até o momento. Esse composto era rico em fósforo e em nitrogênio, era desprovido de enxofre e resistente à ação da pepsina (enzima proteolítica). Esse composto, que aparentemente era constituído de moléculas grandes, foi denominado, por Miescher, nucleína. 

Depois de muitos estudos que procederam o de Miescher, descobriu----se que na verdade, o verdadeiro nome do DNA é ácido desoxoribonucleico e que o mesmo é um aglomerado de moléculas que contém o material genético. Esse material é determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas. É importante porque, entre outras razões, o DNA contém as informações para que se produza proteínas e RNAs. Sua formação é, em grande parte, envolvida com a estrutura do DNA. Essa é menos importante que a parte genética, responsável por carregar essas informações necessárias para produção de proteínas e para a formação do ser vivo. Sua formação é tão importante que, qualquer alteração nele, pode resultar em grandes mudanças e mutações na própria formação de um ser vivo. Além disso, sua destruição leva à morte celular o que, em grandes proporções, pode levar à morte.

OBJETIVO

Extrair material genético utilizando a cebola (Allium cepa)

MATERIAIS

-Meio copo de cebola picada(~50g)

-1 bisturi

-2 beckers de 250 ml

-1 bastão de vidro

-1 espátula

-1 Funil de vidro

- Filtro de papel

-Banho-maria à 60 ºC;

-Água        

-Detergente de cozinha tranparente

-Sal

-Álcool étilico gelado

- Gelo

-Garra

-Luvas

-Vidro de relógio

-Cadinho e bastão;

PROCEDIMENTOS

-Para fazer a solução de lise, juntou-se em um becker, 20 ml de água, 10 ml de detergente(utilizando a pipeta para o manuseio da substância), uma pitada de sal e em seguida misturou-se bem.

-Picou-se a cebola de forma que desse para macerar.

-O liquído proveniente da maceração foi misturado junto com a solução de lise e após a solução estar pronta, colocou-se o copo de becker por 15 minutos em banho-maria a 60ºC.

-Retirou-se o copo de becker do banho-maria e o mesmo foi posto em uma caixa de isopor com gelo por cerca de 5 minutos, misturando-o levemente e periodicamente.

-Após o resfriamento, utilizou-se o filtro de café para a filtração e em outro becker, recolheu-se a solução.

-Adicionou-se pelas laterais do becker, o alcool etílico na medida de 20 ml.

-Durante alguns minutos sem misturar, formou-se duas fases na mistura, uma superior alcoolica e outra inferioraquosa.

-Após ter observado a formação das fases, mergulhou-se o bastão de vidro no copo e fez-se movimentos cuidadosos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

-Os “fios” formados, na verdade são o DNA, que depois do longo processo de extração, conseguiu se aglomerar e ficar visivel a olho nú.

-O DNA da cebola só foi possivel de ser observado por causa da maceração da cebola picada, que ampliou o material genético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com