TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Microbiologia: Gram bacteriano

Por:   •  12/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 4

   

Sumário

Introdução        

Materiais e Métodos        

Discussões e Resultados        

Conclusão        

Referências        

Sites:        


Introdução

Existem várias maneiras de se classificar uma bactéria. Uma dessas maneiras é verificar seu Gram e assim, posteriormente, ver como ela se comporta no meio.

A técnica de Gram, também conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias que quando coloridas por um corante adequado e levadas ao microscópio, pode-se diferenciar dois tipos distintos de bactérias: as chamadas Gram-positivas e as Gram-negativas. Elas são assim chamadas porque foi o médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884, quem elaborou o processo de colorir e descolorir as bactérias. Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Essa técnica consiste em submeter esfregaços de pus ou outras secreções orgânicas contendo bactérias a agentes químicos específicos, os quais permitem diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem. O método submete uma amostra bacteriana à violeta de genciana, fixando-a, em seguida, pelo lugol. Todas as bactérias absorvem e fixam o corante e adquirem uma coloração violácea. Segue-se então um processo de descoloração pelo etanol-acetona. O solvente descolore as membranas externas de algumas bactérias (as Gram-negativas), e não descolore outras (as Gram-positivas). A retenção ou não do corante é dependente das propriedades físicas e químicas das paredes celulares bacterianas tais como espessura, densidade, porosidade e integridade e isso determina a sensibilidade delas às medicações. As bactérias Gram-positivas têm paredes simples e as Gram-negativas têm estrutura mais complexa, ajudando  a reconhecer as características de cada caso de infecção e determinar os tratamentos mais convenientes. Cerca de 90 a 95% das bactérias Gram-negativas são patogênicas e muitas Gram-positivas são não patogênicas e algumas, inclusive, são úteis. As paredes mais complexas das bactérias Gram-negativas as tornam mais resistentes e dificultam que os antibióticos e outros medicamentos adentrem em seu interior. Além disso, as bactérias Gram-negativas geralmente são mais ameaçadoras do que as Gram-positivas por terem uma maior virulência e serem ou se tornarem mais facilmente resistentes aos antibióticos. A técnica de Gram tem também uma grande importância clínica porque permite que as bactérias associadas a infecções sejam prontamente caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas, o que permite monitorar a infecção e adotar certas opções de tratamento, mesmo antes que seja feita uma cultura.


Materiais e Métodos

Materiais:

  • Uma lâmina de vidro;
  •  Aproximadamente 5 ml de Violeta Genciana;
  • Aproximadamente 5 ml de Lugol;
  •  Aproximadamente 5 ml de Álcool Absoluto;
  •  Aproximadamente 5 ml de Safranina;
  •  Uma gota de água destilada;
  •  Um Cotonete Alginatado;
  •  Uma Pipeta Pastéur;
  •  Um Béquer de 250 ml.

Métodos:

Pegou-se a lâmina de vidro e com auxilio da Pipeta Pasteur, foi aplicada uma gota de água destilada (que antes se encontrava no béquer), pegou-se um Cotonete Alginatado em uma aliança (para “pegar” um meio de cultura) e, em seguida, foi feito o esfregaço (técnica que passa o meio de cultura para a lâmina). Passou a lâmina, após o procedimento de esfregaço, na lamparina (tendo o cuidado de mantê-la a 10 cm de distância) até que a água secasse por completo.  Logo em seguida, foi colocada a Violeta Genciana na lâmina e aguardou-se um minuto para que ela agisse; depois foi colocado o Lugol e se aguardou mais um minuto. Após esses métodos foi  borrifado álcool 70% na lâmina, deixou-se agir por 15 segundos e foi retirado com água e colocou-se a Safranina, esperou-se 30 segundos para que ela agisse e, consequentemente, observar o Gram bacteriano presente naquele meio de cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com