TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MicroBiologia Geral - Nutrição e crescimento bacteriano

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  2.282 Visualizações

Página 1 de 5

TBL 1 MicroBiologia Geral -  Nutrição e crescimento bacteriano.

Conceito de crescimento bacteriano – Quando falamos em crescimento microbiano, estamos nos referindo ao número e não ao tamanho das células. Os MO em crescimento estão, na verdade, aumentando seu número e se acumulando em colônias. Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um determinado tempo, tempo de geração ou de duplicação.

Gemulação - Processo de reprodução das leveduras, no qual uma pequena célula brota de outra, para posteriormente separar-se, dando origem a uma nova levedura.

Diferentes fases do crescimento microbiano –

Fase Lag – (Adaptação) É o período em que ocorre pouca ou nenhuma divisão celular. Durante esse tempo, as células se encontram em um estado de latência. Esta população está passando por um período de atividade metabólica, principalmente síntese de enzimas e de moléculas variadas. Pode ter uma duração mais ou menos extensa dependendo do estado fisiológico da cultura usada como inóculo e as condições de crescimento.

Fase Log – (Fase Exponencial) Passado a fase Lag, as células iniciam seu processo de divisão celular, que é o crescimento exponencial do seu número. Durante esse período, a reprodução celular encontra-se extremamente ativa, o tempo de geração atinge um valor constante, é o período de maior atividade metabólica da célula. A colônia é extremamente sensível a variações ambientais podendo comprometer fases importantes do desenvolvimento bacteriano.

Fase Estacionária - A velocidade de crescimento diminui, o numero de morte celular é equivalente ao número de células novas, e a população se torna estável. A atividade metabólica da célula também decresce nesse estágio, há poucos nutrientes e acúmulos de produtos de degradação.

Fase de Morte (Declínio) - Em determinado momento, a população microbiana entra na fase de morte celular, pois o número de células mortas excede o de células novas. Essa fase continua até que a população tenha diminuído para uma pequena fração do número de células da fase anterior, ou até que tenha desaparecido totalmente. Não há nutrientes.

Influenciam no crescimento microbiano:

Fatores físicos

Temperatura - Os MO são classificados em 3 grupos considerando as variações na temperatura de crescimento: psicrófilos (crescem em baixas temperaturas), mesófilos (crescem em temperaturas moderadas) e termófilos (crescem em altas temperaturas). A maioria dos microrganismos cresce dentro de variações limitadas de temperatura, sendo que a temperatura máxima e mínima de crescimento pode-se distanciar somente em 30ºC.

pH - O pH foi definido como a acidez ou a alcalinidade de uma solução. A maioria das bactérias cresce melhor dentro das variações pequenas de pH sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. Poucas bactérias são capazes de crescer em pH ácido como pH 4,0.

Pressão osmótica - Não Halófilos: não necessitam de sal e não toleram a presença no meio. Halotolerantes: não necessitam de sal mas toleram a presença no meio. Halófilos: necessitam de sal em uma concentração moderada. Halófilos extremos: necessitam de sal em altas concentrações.

Químicos:

Carbono- O carbono, junto com a água, é um dos elementos mais importantes para o crescimento microbiano. O carbono é essencial para a síntese de todos os compostos orgânicos necessários para a viabilidade celular sendo considerado o elemento estrutural básico para os seres vivos.

Nitrogênio - Os organismos utilizam nitrogênio inicialmente para sintetizar os grupos amino que estão presentes nos aminoácidos fazendo parte das proteínas.

Enxofre- O enxofre é utilizado para a síntese dos aminoácidos contendo enxofre e de vitaminas.

Fósforo- O fósforo é essencial para a síntese dos ácidos nucléicos e para os fosfolipídios componentes da membrana celular. 

Oxigênio- Os microrganismos capazes de utilizar oxigênio molecular são capazes de produzir mais energia a partir do uso de nutrientes que organismos que não usam o oxigênio (anaeróbicos).

Explicar como os micro-organismos são classificados com base em suas necessidades de oxigênio – Aeróbicos: São os microrganismos que necessitam de oxigênio para sobreviver. Anaeróbias: bactérias que não precisam de oxigênio. Anaeróbicos Facultativos: são os microrganismos que crescem na presença de oxigênio ou na ausência dele. Microaerófilas são aquelas que só conseguem viver em concentrações muito pequenas de oxigênio ou na ausência deste. Aerotolerantes: podem crescer na presença de O2, porém a energia é obtida por fermentação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com