TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aulas práticas de genética

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA

DISCIPLINA DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Lucas Machado – RA – 3º Período

Rafael Alexander S. Sousa – 6244214525 – 4º Período

Rodrigo Francisco de Sá – 6246220386 – 4º Período

Thaís Carolina Vieira e Silva – 6814017365 – 4º Período

Thaís Teixeira de Brito – 6826493172 – 4º Período

Relatórios de Aulas Práticas apresentados ao Prof. Msc. Renato Antônio Ribeirocomo requisito parcial de obtenção de nota na Disciplina de Genética e Evolução do Curso de Ciências Biológicas – Modalidade Licenciatura.

ANÁPOLIS – GO

OUTUBRO/2014

SUMÁRIO

1[pic 2]

AULA 01: DNA – “A prova do Crime”        

X

2

AULA 02: Simulando a identificação de pessoas através do DNA........................

X

3

AULA 03: Simulando a transmissão de algumas características humanas...........

X

4

AULA 04: Extração de DNA de Cebola        

X

AULA 01: DNA – “A prova do Crime”

Introdução: O DNA é encontrado no núcleo das células, e na sua estrutura conta com o material que é o responsável pela transmissão de todas as características dos seres vivos, resultando em um código único que cada individuo possui em si, podendo ser utilizado em testes como prova de um crime cometido, por deixar claro a quem pertence determinado material encontrado em cenas onde pode ter acontecido determinado crime, também podendo ser utilizado como prova final em um teste de paternidade por sua alta confiabilidade chegando a 99,9%.

Objetivos: Analise da cena do crime, e desvendar o assassinato através de amostras de fragmentos de DNA deixados no local.

Procedimentos Experimentais: Foi apresentado no vídeo uma cena em que tínhamos amostras de DNA, retiradas de excreções encontradas no local do crime, como saliva em um cigarro e sangue encontrado na cama, em que estavam presentes amostras da vitima e do agressor, só podendo ser identificadas através de replicação do DNA e testes e comparação com os suspeitos.

Resultados e Discussões: -Não existem duas pessoas com o mesmo padrão de fragmentos com exceção dos gêmeos monozigóticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e metade, de seu pai. Com base nos padrões de fragmentos de DNA representados abaixo, qual dos casais pode ser considerado como pais biológicos do Bebê 81?

 [pic 3]

O casal da letra c, por conter mais bandas correspondentes com o bebê.

-Por que utilizar técnicas baseadas em DNA ajuda no esclarecimento de situações como a descrita acima?

Porque ele fornece um grau de confiabilidade alto que chega a 99,9%, porque as bandas observadas no teste de cada individuo são únicas e algumas delas passam de geração em geração, no caso de um teste de paternidade, e possível identificar através do DNA a semelhança dos traços herdados pelo filho.

-Suponha que uma mulher manteve relações sexuais com 2 irmãos gêmeos idênticos num curto espaço de tempo e engravidou. Teoricamente, há como saber quem é o pai da criança?

Não, no caso de gêmeos idênticos o seu DNA e igual para ambos os irmãos, então qualquer um dos dois teoricamente pode ser o pai da criança, então nenhum exame pode comprovar a paternidade nesse caso.

AULA 02: Simulando a identificação de pessoas através do DNA

Introdução: As técnicas da Engenharia Genética permitem identificar pessoas pela análise de suas moléculas de DNA (ácido desoxirribonucléico), a substância que constitui os genes. Com exceção dos gêmeos univitelinos, cada pessoa possui um conjunto de genes e, portanto, de moléculas de DNA, único e particular.

O processo mais simples para caracterizar o DNA consiste em cortar as moléculas dessa substância com o auxílio de "tesouras moleculares", as chamadas enzimas de restrição, analisando em seguida o tamanho dos fragmentos que se formaram. Uma enzima de restrição corta a molécula de DNA em pontos específicos, somente onde ocorre determinada sequência de bases nitrogenadas.

Como cada pessoa tem sequências típicas de bases nitrogenadas, o número e o tamanho dos fragmentos obtidos pelo corte enzimático acabam por caracterizar seu DNA.

O tamanho dos "fragmentos de restrição", como são chamados os fragmentos obtidos após o corte enzimático, é determinado através da técnica de eletroforese. A mistura de fragmentos de DNA á aplicada em uma camada de gelatina (gel) e submetida a um campo elétrico. Nessas mais rapidamente que os maiores. Quando o campo elétrico é desligado, fragmentos de mesmo tamanho estacionam juntos em determinada posição do gel, formando uma faixa. O padrão de faixas que surge é característico para cada pessoa, e corresponde à sua "impressão digital" genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com