TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de células de cebola

Por:   •  5/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 5

. INTRODUÇÃO

Entre os anos de 1880 e 1890, grandes avanços no conhecimento do processo de divisão celular elucidaram atos essenciais enfatizando a importância do equilíbrio celular,a divisão mitótica é responsável pelo desenvolvimento,crescimento e manutenção dos organismos multicelulares, em 1982, o anatomista alemão Walther Flemming, criou o termo mitose (observando o comportamento dos cromossomos de embriões de salamandra durante o processo de divisão celular) Em 1884, Eduard Strasburger criou os termos prófase, metáfase e anáfase, dez anos depois Martin Heidenhain criou o termo telófase, a interfase so foi utilizada em 1913, por H. Lundergardh. (CARVALHO, RECO-PIMENTEL, 2009)

Segundo BRAY (2011), o ciclo da divisão celular, é o principal mecanismo pelo qual todos os seres vivos se reproduzem, os detalhes do ciclo celular variam de organismo para organismo e ocorre em diferentes momentos da vida de um determinado organismo, para produzir duas células-filhas geneticamente idênticas, o DNA de cada cromossomo deve ser replicado fielmente, e os cromossomos replicados devem então devem ser primorosamente distribuídos, ou segregados, para dentro das duas células-filhas, de modo que cada célula receba uma cópia completa de todo genoma.

A mitose é o processo de divisão que resulta em duas novas células idênticas a célula inicial, esse processo ocorre em cinco etapas interfase, prófase, metáfase, anáfase e telófase.

O período entre duas mitoses denomina se interfase, nesse período a célula esta em intensa atividade metabólica onde a célula começa a e preparar para a divisão celular com a duplicação de cromatina e do DNA, podendo se dividir em três fase, G1, S E G2. (CARVALHO, ROCCO-PIMENTEL,2009)

No G1, ocorre a síntese protéica, no período S, ocorre a duplicação do DNA e dos centríolos e as cromátides do cromossomo, no G2, o fuso mitótico é formado a celula completa seu crescimento e esta pronta para começar a mitose. (WATSON et al, 2015, CHANDA, VISELLI, 2011)

Na prófase a cromatina começa se transformar em cromossomo, que passa a ficar visíveis devido a espiralização, o nucléolo começa a desaparecer, há a formação do fuso cromático e com o rompimento da membrana nuclear caracteriza o fim da prófase. (WATSON et al, 2015, CHANDA, VISELLI, 2011)

A metáfase é caracterizada pelo alinhamento das cromátides no equador do fuso, no meio do caminho entre os dois polos. As cromátides alinhadas formam a placa metafásica. As células podem ser detidas na metáfase quando os inibidores de microtúbulos são usados. A análise de cariótipo usada para determinar a composição e a estrutura cromossômica geral muitas vezes requer células em metáfase.(CHANDA, VISELLI, 2011)

Na anáfase, as cromátides-irmãs se separam sincronicamente, e cada uma delas é puxada lentamente para o polo do fuso ao qual está ligado. Os microtúbulos do cinetocoro encurtam, e os polos do fuso também se distanciam, contribuindo para a segregação dos cromossomos. (CHANDA, VISELLI, 2011)

Última fase da divisão nuclear, a telófase é caracterizada pelo desmonte dos microtúbulos do cinetócoro e pela dissociação do fuso mitótico. Os envelopes nucleares se formam em torno de cada núcleo contendo as cromátides. As cromátides descondensam em cromatina dispersada, e os nucléolos se formam novamente no núcleo das células-filhas. (WATSON et al, 2015)

Segundo Chanda e Visselli (2011), para criar duas células-filhas separadas distintas, a divisão citoplasmática segue a divisão nuclear. Um anel de microfilamento de actina se forma para criar a maquinaria necessária. A contração dessa estrutura com base em actina resulta na formação de uma fenda de clivagem que inicia na anáfase. A fenda se aprofunda até que os cantos opostos se juntem. As membranas plasmáticas se fusionam em cada lado da fenda de clivagem profunda, e o resultado é a formação de duas células-filhas separadas, idênticas entre si e à célula parental original.

2.OBJETIVO

Observar com o auxilio do Microscópio Óptico Composto (MOC), diferentes fases da mitose em células vegetativas da cebola, fazer a montagem da amostra para observação, permitindo a identificação das fases da mitose prófase, metáfase anáfase e telófase.

3.METODOLOGIA

Para montagem das amostra de Célula vegetal da cebola foram usados os seguintes matérias e procedimentos:

• Estante suporte para tubo de ensaio

• Espátula

• Laminas

• Lamínulas

• Lamparina a álcool

• M.O.C.

• Solução de Oceína Acética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com