TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o projeto técnico de celulose

Relatório de pesquisa: Relatório sobre o projeto técnico de celulose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório projeto técnico de celulose

Política ambiental de uma empresa de celulose:

Primeiramente, uma empresa de celulose segue os R’s que são importantes dentro de uma unidade, bem como dentro da própria engenharia ambiental.

Os quais são: Reduzir; Reutilizar; Reaproveitar; Reciclar; Repensar.

Apresentação:

A celulose é uma substância existente na maioria dos vegetais, localizando-se dentro das células das plantas. Base para fabricação de papel.

O eucalipto, principal fonte das indústrias de celulose, é uma fonte renovável.

No seu crescimento captura uma grande quantidade de carbono da atmosfera, contribuindo para reduzir o efeito estufa. É nativo da Oceania, com mais de 700 espécies, maioria de origem australiana. Seu crescimento demora cerca de cinco à sete anos.

Pontos positivos e negativos:

O manejo inadequado do eucalipto pode causar diversificação do solo, deve ser implantado num local de água em abundância, pois consome muita água.

Ponto negativo: Desmatamento – Grandes áreas florestais são substituídas por grandes áreas de plantações de eucalipto;

Ponto positivo: Aumento de empregos – A necessidade de um grande contingente de trabalhadores aumenta.

Fluxograma de Produção:

1) Colheita: Ocorre dentro dos plantios onde são cultivados os eucaliptos. Ocorre em três etapas esse processo: Colheita; corte e descascamento (casca, folhas e galhos ficam na terra para virarem matéria orgânica).

2) Produção de cavacos – levados para lavagem, picagem em tamanho pré-determinado e peneiramento.

3) Cozimento: Esse processo é utilizado para gerar energia, abastecendo todo o funcionamento da fábrica, como um meio de economia e sustentabilidade.

4) Separação, deslignificação e branqueamento.

5) Secagem.

6) Embalagem.

7) Transporte.

8) Mercado

9) Produto final.

Todos os resíduos do processo de celulose são utilizados para fins determinados. Como por exemplo: Todo o vapor produzido serve de fonte energética para as turbinas, já reduzindo o custo no setor elétrico.

Influência da ISO 14001 no processo:

O que é?

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização.

Na empresa:

ISO 14001: Norma internacionalmente reconhecida que define as práticas para o estabelecimento de um efetivo Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Seu objetivo é criar equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a organização.

Entre as principais práticas de gestão da nova estrutura estão o controle de resíduos e emissão atmosférica de fontes fixas e fontes móveis, controle sobre a captação, tratamento e distribuição de água, controle do tratamento e emissão de efluentes e criação de um projeto de educação ambiental, padrões de trabalho para prevenção de contaminação de solo e situações de emergência.

Exemplos aderidos por algumas empresas de celulose:

Plantio em mosaico –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com