TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MEU RIO -IMPACTOSAMBIENTAIS

Trabalho Escolar: PROJETO MEU RIO -IMPACTOSAMBIENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

1. PROJETO MEU RIO -IMPACTOSAMBIENTAIS--Poluições do solo e água

2. DEFINIÇÃO Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente.

3. ÁGUAUm dos principais problemasambientais da atualidade é apoluição dos rios. Enquantoalguns países da Europadesenvolveram planoseficientes de despoluição dosrios, o Brasil continua comuma grande quantidade derios poluídos.

4. Lamentável ...Uma pesquisa de 2002 doMinistério do Meio Ambientecomprovou que poluição daágua atinge 77% dosmunicípios do Estado do Riode Janeiro. O elevadopercentual deve-se muito áexploração do petróleo e aolixo jogado em encostas derios.

5. Praias CariocasCom 635 km de litoral, o Rio de Janeirotem nas praias um de seus principaisatrativos. Motivo de orgulho para apopulação e espécie de símbolos dofamoso jeitão carioca, no entanto,esses adorados refúgios de lazer eesporte têm sofrido com o aumento dapoluição. No ano passado, o InstitutoEstadual do Ambiente (Inea) registrouqueda recorde na média anual dequalidade das águas em quatro dassete praias oceânicas da Zona Sul doRio e em todas as cinco praias daRegião Oceânica de Niterói. A situaçãoé a pior registrada em mais de 10 anosde avaliações.

6. DICAS PARA AJUDAR A DIMINUIR A POLUIÇÃODAS ÁGUAS: Não jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. Não descartar óleo de fritura na rede de esgoto. Não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água. Não lançar esgoto doméstico em córregos. Não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.

7. POLUIÇÃO DO SOLO O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo de fundamental importância para a vida de várias espécies. No entanto, as atividades humanas têm provocado a poluição do solo, fato extremamente prejudicial para todos nós.

8. CAUSASAqui no Rio de Janeiro,a principalforma de poluição do solo é atravésdos inúmeros aterros sanitários , osfamosos "lixões".Durante o processode decomposição de restos dealimentos, ocorre a produção degases e de chorume, que é umlíquido extremamente poluente ecom forte odor. O chorume infiltra osolo, causando a sua contaminação,além de atingir o lençol freático(água subterrânea).

9. CAUSAS (continuação)Os aterros sanitáriossão importantes, poissolucionam parte dosproblemas causadospelo excesso de lixogerado nas grandescidades.

10. Medidas para combater apoluição do solo:Entre as possíveis medidaspara combater a poluição dosolo estão: a redução daprodução do lixo, destino etratamento adequado do lixo,reciclagem, saneamentoambiental, métodos agrícolasque possam substituir osagrotóxicos, entre outros.

11. NOMESMatheus Terra n°27Adriézy Baptista °01Andreza Goulart n°05Deyse Ribeiro n°12Turma 3002Colégio Estadual Dom Helder Câmara

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »