TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Atitude Ambiental Vale Do Rio Doce

Exames: Projeto Atitude Ambiental Vale Do Rio Doce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 3

Contando com mais de 115 mil pessoas entre empregados próprios e terceirizados, a Vale do Rio Doce está presente em 38 países espalhados pelos 5 continentes e, atualmente é lide mundial na produção de ferro e pelotas, e o segundo maior produtor de níquel.

Fundada pelo governo Brasileiro em 1942, onde mantém sua sede, foi privatizada no ano de 1997.

Através de um documento de 2009, que aborda a política de desenvolvimento sustentável, a Vale vem transformando recursos minerais em desenvolvimento sustentável.

Este documento define a responsabilidade social, econômica e ambiental da Vale em todos os países onde ela está presente, tendo como sustentação 3 pilares: ser um operador sustentável, ser catalisador de desenvolvimento local e ser agente global de sustentabilidade. A Vale investe continuamente em suas atividades para superar os padrões internacionais de gestão ambiental e manter seu compromisso diante do meio ambiente.

O Atitude Ambiental é um projeto da Vale, estruturado pela a Consultoria Ser Integral, que tem como foco a conscientização e a mudança da atitude, através da difusão dos princípios de sustentabilidade e ações educacionais voltadas ao público interno (empregados e contratados) e externo da mineradora (comunidades e escolas).

A estratégia educacional do programa foi desenvolvida com base no desenvolvimento humano e nos pilares de educação da Unesco para o século XXI (conhecer, ser, fazer e conviver), além de estar alinhada às novas diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e CONAMA. Assim, através da educomunicação e de materiais didáticos de apoio, pretende-se que o indivíduo compreenda sua relação com o meio ambiente de forma sistêmica e os impactos que suas atividades podem causar dentro e fora da empresa.

O conteúdo para o público interno foi dividido em três módulos presenciais, e intercalados com ações extra curriculares, customizadas de acordo com a problemática ambiental de cada localidade onde a Vale está inserida. Na Unidade Operacional de Onça Puma, a primeira semana de atividades ocorreu do dia 07 ao dia 13 de abril. O treinamento foi muito bem recebido.

Para o público externo, há toda uma programação prevista, incluindo formação de grupos de trabalho para criação e multiplicação de projetos sustentáveis de interesse de cada localidade e em sinergia com os projetos que a Vale já apóia.Nos meses de março e abril, foi iniciada a organização e preparação dos encontros com as escolas municipais de Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu. A proposta é capacitar o corpo docente, apoiando a construção dos planos de aula e inserindo o tema meio ambiente de forma transversal.

Para todos os módulos foram construídos indicadores e avaliações que serão monitoradas ao longo da implementação do programa. O Atitude Ambiental é uma parceria entre o Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DIAM), Valer – Educação Vale e Ser Integral.

Comprometida com o hoje e o amanhã, a Vale se responsabiliza com a formação de novas pessoas, para que possamos viver novos tempos, a partir da construção de novas atitudes.

Uma sugestão que achamos interessante para implementação do Projeto seria a Realização de treinamento de servidores terceirizados para separação do lixo, com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com