TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ácidos E Bases

Dissertações: Relatório Ácidos E Bases. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 5

Propriedades funcionais dos ácidos e bases

INTRODUÇÃO

Os ácidos e bases são identificados por suas propriedades características, desde os primeiros tempos da química experimental. Os ácidos têm sabor azedo (por exemplo, o ácido cítrico em suco de limão) e fazem com que determinados corantes mudem de cor (por exemplo, o tornassol fica vermelho no contato com ácidos). A palavra ácido vem da palavra latina acidus, que significa azedo ou adstringente. As bases, por outro lado, têm sabor amargo e dão a impressão de ser escorregadias (o sabão é um bom exemplo). A palavra base vem do inglês arcaico ‘rebaixar’. (A palavra em inglês debase ainda é utilizada nesse sentido, significando abaixar o valor de alguma coisa). Quando as bases são misturadas em determinadas proporções, suas propriedades características desaparecem simultaneamente (BROWN,2005).

Segundo Brown (2005) ,historicamente, os químicos tem procurado relacionar as propriedades de ácidos e bases às suas composições e estruturas moleculares. Em 1880, o químico sueco Svante Arrhenius ligou o comportamento acido com a presença de íons H+ e o comportamento de base com a presença de íons OH- em solução aquosa. Assim, o conceito de Arrhenius de ácido e base veio a ser expresso da seguinte maneira: os ácidos são substancias que, quando dissolvidas em água, aumentam a concentração de íons H+. De forma semelhante, as bases são substancias que, quando dissolvidas em água, aumentam a concentração de íons OH-.

O conceito de ácidos e bases de Arrhenius, embora útil, tem limitações, sendo restrito a soluções aquosas. Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Brønsted e o químico inglês Thomas Lowry propuseram uma definição mais geral de ácidos e bases: ácido é definido como um doador de próton e base como um receptor de próton. Esta definição tem uma importante implicação: Uma substância não pode atuar como ácido sem a presença de uma base para aceitar o próton, e vice-versa. Não há dependência em solventes ou em dissociações iônicas para que as substâncias sejam classificadas como ácidos ou bases ( LAVORENTI,2011).

Alguns ácidos são melhores doadores de prótons que outros; algumas bases são melhores receptoras de prótons que outras. Quanto mais forte o ácido, mais fraca sua base conjugada; quanto mais forte sua base, mais fraco é seu acido conjugado. Os ácidos fortes transferem completamente seus prótons para a água, não deixando nenhuma molécula não dissociada. Suas bases conjugadas tem tendência desprezível para ser protonadas em solução aquosa. Os ácidos fracos dissociam-se apenas parcialmente em aquosa e, consequentemente, existem em soluções como uma mistura de moléculas acidas e íons constituintes. As bases conjugadas de ácidos fracos mostram ligeira habilidade para remover prótons da água.

De acordo com Brown (2005) uma das mais importantes propriedades da água é sua habilidade em agir tanto como ácido de Brønsted quanto como base de Brønsted, dependendo das circunstâncias. Na presença de um ácido, a água age como um receptor de prótons; na presença de uma base, a água age como um doador de prótons. Assim, uma molécula de água pode doar prótons para outra molécula de água.Este é o processo de auto-ionização da água.Nenhuma molécula individual permanece ionizada por muito tempo; as reações são extremamente rápidas em ambos os sentidos. À temperatura ambiente, apenas em torno de duas de cada 109 moléculas estão ionizadas a qualquer momento, sendo a água pura quase inteiramente consistida em moléculas de H2O e é um condutor de eletricidade extremamente ruim.

Os indicadores ácido-base são substâncias que adquirem cor diferente na presença de soluções ácidas e de soluções básicas. Os indicadores são tão eficientes que indicam o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) das substâncias. Este grau é chamado do pH (produto hidrogeniônico) que mede a quantidade do cátion H+ das soluções. Existe uma escala de acidez e alcalinidade que vai de zero a quatorze. O maior número indica solução básica (alcalina) e o menor número indica uma solução ácida. Se o valor de pH for sete, ou seja, a metade, então a solução não é nem ácida e nem básica, ela é neutra.

Ácido Básico

0 7 14

Neutro

Para se medir o pH, usam-se combinações de substâncias indicadoras, como a fenolftaleína, que mudam de cor conforme a posição da substância testada na escala acima. Também são usados instrumentos como os medidores de pH por eletrodo indicador, que mede as diferenças de potencial elétrico produzidas pelas concentrações de hidrogênio e indica o resultado dentro da escala de 0 a 14.

O seguinte procedimento prático teve como objetivo verificar as propriedades funcionais dos ácidos e bases, como solubilidade e condutividade, utilizando-se de carbonatos, indicadores e circuito condutor de eletricidade.

EXPERIMENTAL

1.Materiais e Reagentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com