TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respiraça Organelas

Ensaios: Respiraça Organelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 4

O filo Chordata é composto pelos subfilos Urochordata, Hemichordata e Vertebrata, sendo que este agrupamento se dá pelo compartilhamento de características nos três subfilos. Os cordados reúnem anfioxos, ascídias, lampréias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Então, quais são as características que são comuns em animais tão diversos?

a)

b)

c) Tubo neural dorsal, notocorda, fendas branquiais em pelo menos um estágio de desenvolvimento.

Os répteis (do latim reptile) são os primeiros animais vertebrados que se adaptaram largamente à vida no ambiente terrestre. Muitas características foram responsáveis pelo sucesso evolutivo deste grupo. Dentre todas podemos citar como características essenciais à adaptação terrestre dos répteis:

d) a corneificação da pele, que também se tornou mais espessa, em detrimento da

pele fina e úmida dos anfíbios; um sistema de fecundação interna;

a produção de ovos com casca e anexos embrionários.

A biosfera é considerada como a somatória das regiões que existe vida no planeta Terra. A diversidade biológica que encontramos é distribuída em biociclos que são divididos em: Talassociclo, Epinociclo e Limnociclo. Portanto, o Talassociclo se refere ao ambiente marinho, que provavelmente promoveu a diversidade biológica encontrada atualmente. O ambiente marinho é subdividido em camadas verticais, onde fatores como taxa de oxigênio e salinidade se mantêm relativamente uniformes. No entanto, alguns fatores apresentam variações, que determinam a distribuição de diferentes formas de vida, tais como:

a) Luz e temperatura

O Bioma é caracterizado pelos seus aspectos climáticos, litológicos e geográficos promovendo uma identidade biológica, singular e própria (http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia). No Brasil, os exemplos de Bioma que podemos citar são: o Cerrado, a Amazônia, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. Desta forma, podemos definir Bioma como:

b) Conjunto de tipos de vegetação e fauna similares que abrange grandes áreas contínuas,

definidas por condições físicas predominantes nestas regiões.

notocorda é uma estrutura formada por um bastonete delgado envolvido por uma matriz gelatinosa e por duas camadas de tecido conjuntivo. Em alguns animais esta estrutura permanece ao longo da vida, e em outros, é substituída pela coluna vertebral. A função da notocorda é:

a) Sustentação do corpo

O Filo Porifera denomina o grupo das esponjas. Estes animais são caracterizados por ser multicelulares, sésseis (fixos ao substrato), simetria radial sendo a maioria das espécies marinhas, e algumas de água doce. A digestão é intracelular e carecem dos sistemas muscular, nervoso, respiratório e excretor. Identifique abaixo outras características que são das esponjas:

e) Não apresentam tecido verdadeiro, pois as células que compõem o corpo do animal

possuem certo grau de independência. As esponjas apresentam 3 tipos estrutturais,

que determinados pelo trajeto da água e complexidade da parede do corpo, que são:

áscon, sícon e lêucon.

As planárias pertencem à classe Turbellaria e são de vida livre. Estes animais são achatados dorso-ventralmente (Filo Platyhelminthes - Platy: achatado) possuem apenas a boca (são protostômios). Os turbelários inauguram o processo de cefalização, ou seja, o sistema nervoso se organiza num plano anterior, no qual um gânglio maior se localiza na "cabeça" do animal. Outra característica é que este animal possui um sistema digestivo extremamente ramificado, percorrendo desde a região posterior até a anterior do animal. Devido à esta característica, um sistema se tornou ausente neste grupo. Qual seria este grupo?

b) Sistema Excretor

Os deuteronômios são animais que possuem o sistema digestivo completo, pois durante a fase embrionária, o blastóporo dá origem ao ânus. São representantes deste grupo:

e) O filo Echinodermata e o filo Chordata.

O nome Amphibia (do grego amphi, dois lados, dual e bios, vida), representa a principal característica do grupo, portanto, pode-se dizer que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com