TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Enade

Por:   •  24/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 6

Micaela Aparecida Barbosa Meneghetti

Resumo das questões tomo 13

1-A infecção é transmitida por contato direto com secreções nasais e da garganta, as pessoas se sentem doentes, de modo geral, e frequentemente apresentam outros sintomas sérios, dependendo da área infectada, a identificação das bactérias no sangue em uma amostra obtida do tecido infectado confirma o diagnóstico.Mais de 90% das infecções meningocócicas são, Meningite: infecção dos tecidos que recobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Os meningococos residem na garganta e nariz de algumas pessoas sem causar sintomas. Tais pessoas são chamadas portadoras. As pessoas muitas vezes se tornam portadoras após os surtos. No entanto, a infecção geralmente ocorre em pessoas que não foram expostas anteriormente a meningococos, e não em portadores. A infecção é transmitida por contato direto com secreções nasais e da garganta de uma pessoa infectada (incluindo portadores).As pessoas mais comumente infectadas são a faixa de jovens entre 20 à 29 anos de idade.

2-O uso contínuo de produtos químicos no combate a insetos age como uma seleção artificial: populações mais sensíveis morrem, mas alguns indivíduos resistentes sobrevivem e passam esta resistência a seus descendentes. Em pouco tempo, os insetos resistentes – devido principalmente a mudanças genéticas ou de comportamento – tornam-se maioria e os inseticidas perdem sua eficiência. A detecção da resistência aos pesticidas se deu com o uso intensivo do DDT. Atualmente, há regiões no mundo em que os mosquitos são resistentes à maioria dos inseticidas.

3-Os dois mecanismos envolvidos no desenvolvimento do DMT2 são: 1) a contínua produção de insulina pelo pâncreas que decorre da incapacidade de absorção de glicose pelas células, levando a chamada resistência insulínica (RI) e 2) a diminuição na secreção de insulina. Todavia, as causas dessas alterações não estão totalmente elucidadas. Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

4- A tireoide é uma glândula localizada abaixo da laringe, que produz os hormônios T3 e T4, responsáveis pelo metabolismo do corpo. Ela é controlada por outra glândula, a hipófise, que fica no cérebro, e é a responsável pela produção do TSH, o hormônio estimulador da tireoide. O TSH que é produzido pela hipófise ativa as funções da tireoide, sendo produzido nas quantidades necessárias para manter o bom funcionamento do organismo. A tireoidite de Hashimoto, também conhecida como tireoidite linfocítica crônica, é uma doença autoimune na qual os anticorpos do organismo atacam as células da tireoide, uma glândula localizada na parte inferior do pescoço responsável por inúmeros processos metabólicos. A reação autoimune provoca um quadro de inflamação na tireoide, normalmente causando sua destruição ou redução da atividade o que, na maioria dos casos, resulta em um quadro de hipotireoidismo

5-Direitos do Biomédico Art. 6º São direitos do Biomédico, - Indicar falhas nos regulamentos e normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais à coletividade, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes e, obrigatoriamente ao Conselho Regional de Biomedicina de sua jurisdição, Art. 10 O profissional biomédico poderá divulgar os títulos, cursos/capacitações/atualizações que participou, após sua inclusão na área de atuação. § 1º - O biomédico poderá utilizar mídia exterior e/ou mídia eletrônica, obedecendo a legislação pertinente. As mídias deverão obedecer às indicações constantes do artigo 9º e alíneas, ainda: I - A divulgação de autorretratos (selfies) de biomédicos, acompanhados de usuário ou não, desde que com autorização prévia do usuário ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE;

6-O rompimento da barragem configura-se como um dos maiores crimes ambientais e de acidente de trabalho do Brasil, uma vez que a maioria das 270 vítimas era de trabalhadores que atuavam na área da empresa. E tudo isso se deu por ação de negligência relacionada à operação de barragem de rejeitos operada e de responsabilidade da Vale. Os desastres são classificados quanto à sua intensidade, evolução e origem. O caso em análise, quanto à intensidade, classifica-se como nível IV, ou seja, desastre de muito grande porte. Os desastres desse nível mais elevado são caracterizados quando os danos causados são muito importantes e os prejuízos muito vultosos e consideráveis.

7-Farmacocinética é a área das ciências da saúde que estuda o caminho percorrido e o impacto causado pelos remédios (fármacos) no corpo humano. O principal objeto de estudo da farmacocinética é o processo de metabolismo dos medicamentos. Faz parte desse estudo a análise dos processos de absorção, biotransformação, biodisponibilidade e excreção dos medicamentos, a análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se referem às quantidades, doses, forma de administração e avaliação de efeitos colaterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com