TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Ecologia Organismos

Por:   •  29/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Mudança de pensamento por Malthus e Darwin: R.: A mudança de pensamento se deu a partir das evidências encontradas por Darwin e Malthus, que são: muitas espécies foram extintas no decorrer do tempo, a competição causada por pressão populacional, a seleção natural e a luta pela existência são mecanismos evidenciáveis na natureza.

Conceitue Ecologia e indique os níveis de organização que são objeto de estudo desta subárea das Ciências Biológicas. Mencione, ainda uma questão de cunho ecológico ainda não resolvidas, destacando sua importância no panorama de crise ambiental que vivemos atualmente e indicando os níveis ecológicos implicados em sua investigação.

R.: Conceito de ecologia: A ecologia é o conjunto de conhecimentos referentes à economia da natureza, à investigação de todas as relações do animal tanto com seu meio inorgânico como orgânico, incluindo, sobretudo sua relação amistosa e hostil com aqueles animais e plantas com quem se relaciona direta ou indiretamente.

Níveis de organização Organismo: São os seres que vivem em contato com o meio abiótico e biótico. O organismo está em constante troca de energia e matéria e seus objetivos são sobreviver e reproduzir. População: É o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em um mesmo lugar. Comunidade: É o conjunto de diferentes espécies que vivem em um determinado lugar. Uma comunidade é regulada pelas relações que são observadas entre as espécies, como dinâmica de presas e predadores, parasitas e hospedeiros ou relações mutualísticas. Ecossistema: É formado pelas relações entre os organismos e seu meio físico e químico. Ou seja, todo excreta que é eliminado, todo corpo que morre, todo nutriente que entra no sistema e toda energia que é usada, formam o ecossistema. É nesse âmbito que se estudam as ciclagens de nutrientes e o fluxo de energia. Biosfera: É todo o processo ecológico a nível global, ou seja, a união de todos os ecossistemas (todos os organismos e ambientes juntos). Questão ainda não resolvida: “Porque existem mais espécies nos trópicos do que nos polos”. Há maior biodiversidade nos trópicos do que nas regiões polares porque, enquanto o calor estimula a vida, o frio a inibe. Por esse motivo usamos geladeiras para conservar nossos alimentos: porque o frio inibe o crescimento

de microorganismos que costumam estragar a comida. Nos trópicos há maior atuação do efeito estufa, que é a retenção do calor na atmosfera pela atuação de determinados gases, e principalmente o vapor d'água. Como nos trópicos é mais quente, a atmosfera tropical tem mais vapor d'água, retendo mais calor e permitindo o desenvolvimento exuberante das variadas formas de vida que caracterizam os biomas tropicais e equatoriais. Níveis ecológicos nessa relação: organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com