TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMANA DA ARTE MODERNA

Trabalho Escolar: SEMANA DA ARTE MODERNA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  8.649 Visualizações

Página 1 de 3

SEMANA DA ARTE MODERNA

1) Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros enxergaram a necessidade de romper com os valores estéticos dominantes, representados principalmente pelos poetas parnasianos, dando origem a um estilo novo e transformador. No Brasil, esse descontentamento que originou a Semana de Arte Moderna foi bastante explorado na literatura. Qual dos escritores abaixo não fazia parte do movimento modernista?

b) Euclides da Cunha

2) Em 1917, a Pintora Anita Malfatti, recém-chegada do exterior, realizou a primeira exposição modernista. Com influência do cubismo, expressionismo e futurismo, suas obras escandalizaram a sociedade, chamando a atenção de um importante escritor. Em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo, ele publicou o famoso texto Paranóia ou mistificação, que serviu como incentivo para a criação da Semana de Arte Moderna, 5 anos depois. Quem foi o autor do artigo?

d) Monteiro Lobato

3) Durante a Semana de Arte Moderna, diversos artistas tiveram seu espaço. Desde Villa-Lobos e Guiomar Novais, na música, até Oswald de Andrade e Brecheret, na literatura e na escultura, a Semana reuniu os principais representantes do modernismo. A leitura de um poema de Manuel Bandeira, de crítica ao parnasianismo, foi recebida pela plateia com muitas vaias. Como se chama o poema?

a) Os Sapos

4) Organizada por Di Cavalcanti e Rubens Borba de Morais, a exposição de artes plásticas foi um dos principais destaques da Semana de Arte Moderna. Entretanto, uma das artistas, que se tornou uma das principais pintoras modernistas brasileiras, não estava na Semana, retornando ao Brasil somente alguns meses depois. Quem foi ela?

c) Tarsila do Amaral

5) Para muitos, a importância da Semana de Arte Moderna está mais nos movimentos que gerou do que no acontecimento em si, recebido friamente por grande parte do público. Após aquela semana, diversas publicações, pinturas e movimentos políticos foram, de uma forma ou de outra, influenciados pelo espírito modernista. Ainda em 1922, surgiu a revista Klaxon, primeira publicação dos modernistas, com textos e ilustrações de artistas participantes da Semana. Quem era o principal responsável pela revista?

d) Mário de Andrade

6) Apesar do espanto causado à plateia pelo poema Os Sapos, de Bandeira, foi o livro Paulicéia desvairada, de Mário de Andrade, que entrou para a história como o símbolo da poesia modernista, com a defesa da liberdade e da polifonia. Três anos depois, foi publicado Pau-Brasil, um desdobramento do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que defendia a criação de uma “poesia de exportação”. Quem foi o autor do livro?

c) Oswald de Andrade

7) A Semana de Arte Moderna também se insere em um importante contexto de mudanças políticas e sociais no País, durante os últimos anos da República Velha. Quais desses acontecimentos também ocorreram em 1922?

b) Início do Movimento Tenentista e Criação do Partido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com