TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção Artificial

Exames: Seleção Artificial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 5

Seleção artificial é o processo conduzido pelo ser humano de cruzamentos seletivos com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais, plantas e outros seres vivos . Estas características podem ser, por exemplo, um aumento da produção de carne, leite , lã, seda ou frutas que sejam dóceis azeda . Para esse fim foram, e são, produzidas diversas raças domésticas, como cães, gatos , pombos , bovinos , peixes e plantas. o criador evita a reprodução de indivíduos que não possuam as qualidades desejadas. Desse modo, a seleção feita por criadores apresenta aspectos que são boas.

Darwin observou que havia uma afinidade entre a domesticação e a seleção natural. Este processo, chamado por Darwin de seleção artificial , explica a origem da diversidade de raças como as de cães, cavalos, pompos e plantas a partir de critérios seletivos humanos. Essas variações separam certas vantagens, e a tendencia é que essas novas caraterísticas passem as gerações seguintes e ao longo do tempo provoquem diferença que podem separar populações em raças e até mesmo espécies, dependendo da seleção feita, esse processo permite que o homem crie uma nova espécie. Atualmente com a engenharia genética é possível criar espécies Razão pela qual existe mais de 30 mil espécies de orquídeas criadas em laboratórios, todas pelo homem através deste processo.

Animais

Quando se fala em animais criados pela seleção artificial a principal espécie a ser mencionada são os cachorros, por incrível que pareça quase todas as especies de cachorros que conhecemos hoje são resultado da seleção artificial os biólogo realizaram um processo de seleção artificial usando a docilidade em foco para trazer modificações em raposas. Após selecionar raposas mais dóceis começou a fazer a reprodução com base na docilidade dos animais e após 6 gerações as raposas haviam mudado tanto que os pesquisadores nomearam uma nova categoria de animais domesticados. Após 10 gerações cerca de 18% dos animais faziam parte desta nova categoria, após 20 gerações cerca de 24% das raposas já faziam parte. Depois de 35 gerações 78% dos animais já estavam nesta nova categoria onde os animais se comportavam como cães, anatomicamente bastante semelhantes, com uma pelagem malhada em branco e preto. As orelhas caíra, semelhantes as de um cão Cocker, a ponta da calda fazia uma curva para cima e o cio da fêmea ocorria a cada seis meses, Até a vocalização lembrava a dos cães. Os traços caninos dessas raposas obviamente não estavam no objetivo dos pesquisadores, mas acompanharam o processo de seleção artificial que modificou totalmente o comportamento, a anatomia e a fisiologia do animal para uma categoria nova. Esse processo provou que muitos dos cachorros conhecidos hoje são resultados de seleção artificial feita com raposas e lobos, baseada em características como a docilidade e a inteligência. Vários outros animais surgiram com esse mesmo processo, e com objetivo de deixa-los mais dóceis para a domesticação ou de outras caracteristica.

Porco Doméstico

O porco doméstico teve a sua origem através da domesticação do javali selvagem a cerca de 9.000 anos atrás.

Gatos

Sabe-se que os gatos surgiram através da seleção artificial de muitos anos atrás, mas ainda não se sabe ao certo sua origem. Acredita-se que os gatos surgiram através da domesticação de jaguatiricas e linces.

Alimentos

A maioria das frutas que conhecemos hoje não existiria na natureza se não fosse a seleção artificial do homem! a laranja, o limão, a banana, e várias outras frutas e legumes foram criadas através de anos de cultivo com o processo de seleção artificial Quase todas as frutas que consumimos hoje era originalmente menor, ou mais azeda, ou tinha algo tóxico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com