TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário: tema bullyng

Por:   •  21/3/2024  •  Seminário  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 10

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Barretos

Licenciatura em Ciências Biológicas

Adriana Cristina da Cunha

Adriana Rodrigues da Silva

Letícia Moreira Araújo Cantarin

Tânia Regina Vitorino

Pesquisa bibliográfica sobre o bullying nas escolas, sua relação com as aulas de ciências e como nós futuros professores devemos nos atentar com alguns temas

        

Barretos- SP

2022

Introdução

De acordo com Santos (2013, p. 3) “A palavra bullying é de origem inglesa e sem tradução ainda aqui no Brasil. Este termo é utilizado para qualificar comportamentos violentos principalmente no ambiente escolar” Santos reforça também que (2013, p4) “O termo não possui tradução para o português, mas mesmo assim pode ser entendido como ameaça e humilhação, são atos de violência física ou psicológica que tem por objetivo intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender com facilidade”.

Portanto o bullying é considerado atualmente como um grave problema social, que pode ser entendido como qualquer ato de violência repetitiva e intencional podendo ser física ou psicológica com o intuito de agredir, humilhar e ameaçar indivíduos, acontece na maioria das vezes sem nenhum tipo de motivação evidente que leve a esta prática, o bullying pode ser observado principalmente em ambientes escolares, tanto em instituições públicas como em particulares. 

As prováveis causas que levam ao agressor a praticar tais atos violentos estão muito envolvidos principalmente com as relações familiares, como a falta de afetividade dentro de casa, falta de contato, falta de respeito, falta de atenção, todas estas e outras questões irão influenciar que o agressor pratique o bullying, devido a isto qualquer pessoa pode realizar tal ação violenta sendo menina, menino, criança ou adolescente, não importa.

Para Mezzela (2008, p. 6) “os autores são, comumente, indivíduos que tem pouca empatia. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros”.

Para Santos (2013, p. 5) “Outro problema, que pode tornar a criança um agressor, é a falta de afeto, de atenção dos pais e também as agressões que sofrem no ambiente familiar”.

Além das questões familiares os agressores também podem praticar o bullying comumente devido a questões que envolvem diferenças, como entre diferentes classes sociais, diferentes etnias, diferentes culturas, entre outras.

E quando se fala nas consequências em que o bullying gera, são inúmeros problemas que afetam todos os indivíduos envolvidos, porém afetando  principalmente as vítimas psicologicamente, às vezes sendo formados traumas de curto prazo ou de longo prazo, com o desenvolvimento de ansiedade, depressão, baixa autoestima, baixo rendimento escolar, entre outros. Santos diz a respeito do prejuízo a aprendizagem que o bullying traz “a aprendizagem fica prejudicada, as vítimas sentem-se intimidadas, perdem o interesse pelos estudos e o medo que sentem é constante. Este medo bloqueia o funcionamento mental prejudicando o raciocínio e o interesse em relação à aprendizagem escolar.”(2013, p. 9).

“As consequências referentes ao bullying são inúmeras, afetando todos os envolvidos principalmente as vítimas que, segundo Carpenter e Ferguson (2011), apresentam problemas em curto prazo (ansiedade e medo) e em longo prazo (depressão, baixa autoestima e comprometimento do desenvolvimento escolar) essas consequências podem ser físicas ou emocionais. O bullying causa estresse físico em uma criança.” (SANTOS, 2013, p. 9).

Com isto podemos perceber a extrema importância de uma intervenção pedagógica para combater uma questão que só vem crescendo com o decorrer dos anos, principalmente em ambientes escolares e acarretando em diversos prejuízos futuros, principalmente pelo fato de tais atos estarem inteiramente interligados com o processo de ensino aprendizagem de um aluno.

Assim a escola deve promover campanhas de conscientização com os alunos informando a respeito das diversas consequências que o bullying pode trazer na vida de uma pessoa, tentando evitar que tais atos de violência ocorram entre os alunos.

Objetivo Geral

  • Analisar, a partir das produções cientificas, como as práticas de bullying ocorrem nos espaços educativos.

Objetivo específico

  • Identificar as consequências, as praticas e as principais temáticas envolvidas nas ações  que levam ao bullying
  • Evidenciar por meio de um panorama geral, a relação da pratica pedagógica na diminuição do bullying.

Fundamentação teórica

O ambiente escolar é onde a criança passa maior parte do seu tempo, portanto sendo um ambiente essencial para o seu desenvolvimento em vários aspectos além do processo de ensino aprendizagem de ciências, sendo eles emocionais, sociais, culturais, entre outros. Por isto quando o bullying acontece nas escolas, ele afeta diretamente o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos. 

"Os pesquisadores do bullying admitem, conforme apresentado inicialmente, que na ocorrência da violência discutida aqui estão envolvidos aspectos culturais (sociais, políticos e econômicos) e individuais.”(ANTUNES; ZUIN, 2008, p. 36). Dentre outros aspectos, como temas relacionado ao gênero, etnia, família e de cunho religioso são visto como motivadores para os conflitos de bullying dentro da sala de aula (BRITO, 2011).

As consequências do bullying surgir logo no início em que as vítimas são expostas, como mudanças de comportamento, não querer ir pra escola, quenda no rendimento escolar, podendo então desenvolver os casos mais graves de transtornos mentais, depressão, ansiedade, riscos de suicídio e ataques armados (MOURA at al, 2011).

O caminho para a mudança se dará a partir de uma educação humana, emancipadora e conscientizadora, que seja baseada na busca, na pratica, na crítica da razão e reflexão sobre a realidade de si e sobre o todo a sua volta (ANTUNES; ZUIN, 2008).

Metodologia

  • Trabalho baseado em pesquisas bibliográficas já elaboradas: o que é? Quais suas características?

  • Artigos escolhidos
  1. A concepção de professores de ciências e biologia com relação a abordagem em sala de aula da discussão sobre bullying
  2. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros
  3. Consequências do bullying no processo de aprendizagem
  4. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação
  5.  Prevalence and characteristics of school age bullying victims.

 

  • Roteiro:

O grupo de quatro integrantes se dividiu em duplas, usando o computador para buscar os artigos que serviriam de base para a pesquisa bibliográfica.

A ferramenta usada para a pesquisa foi o google acadêmico, onde foram digitados as palavras “bullying no ensino de ciências”, para seleciona os artigos fizeram a leitura do resumo em cada artigo, e desses foram escolhidos quatro artigos, disponíveis na Tabela 1 abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (202.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com