TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensibilidade aos Antibióticos e Quimioterápicos (Antibiograma)

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  2.260 Visualizações

Página 1 de 2


INTRODUÇÃO

O teste de sensibilidade aos antibióticos e quimioterápicos (antibiograma) visa avaliar in vitro a interação do antimicrobiano com a bactéria, tendo como objetivo principal determinar se uma bactéria é capaz de expressar resistência aos agentes disponíveis para o tratamento da infecção (Barros, E. 2013).

A metodologia de Kirby e Bauer para antibiograma é a mais difundida e utilizada até hoje na rotina de análises clínicas, devido a sua praticidade de execução, baixo custo e confiabilidade de seus resultados (Laborclin 2011). O seu princípio básico é a difusão do antimicrobiano na superfície do ágar, a partir de um disco impregnado com o mesmo antimicrobiano (Anvisa 2008).


MATERIAIS E METODOS

O estudo foi desenvolvido no campus do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná dentro das dependências do setor de ciências biológicas aproximadamente entre as 21:30 e 22h do no dia 15 de setembro de 2016

Primeiramente foi utilizada uma lamparina de vidro com pavio à base de álcool para que a mesma criasse um ambiente adequado para o manuseio dos materiais sem que houvesse contaminação.

O experimento se deu com a utilização de placas de Petri com meio de Agar do tipo Mueller-Hinton, na placa de Petri foi distribuída (por toda sua área) uma suspensão bacteriana em caldo simples -- com escala 0,5 Mac Farland-- com a utilização de um swab.

Feita a distribuição aguardamos a secagem da superfície do Agar durante aproximadamente 5 minutos, após isso colocamos os multidiscos de Gram- positiva (S. Aureus) sobre o Agar com a utilização de uma pinça flambada e resfriada e pressionamos levemente com a ponta da pinça para uma boa adesão dos discos e é feita a incubação da placa com os discos em estufa bacteriológica a 36°C de 24 a 48 horas.

RESULTADOS

Após a incubação, foi realizado o estudo da ação dos antibióticos sobre as bactérias presentes na placa, por meio da medida do diâmetro do halo de inibição, em milímetros. Foi usada uma tabela para determinar se as bactérias eram resistentes, intermediário, ou sensíveis ao antibiótico.

CONCLUSÃO

O antibiograma facilita na investigação de antibióticos efetivos contra a proliferação de bactérias, como é apontado nos resultados que foram obtidos a partir do estudo, os quais mostram que as bactérias Gram-positivas que se desenvolveram na placa de petri demonstraram alto grau de sensibilidade aos antibióticos do multidisco.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Laborclin, antibiogramas. Disponível em <http://www.interlabdist.com.br/dados/noticias/pdf_190.pdf>

Anvisa, Interpretação de dados biológicos. Disponível em<http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/atm_racional/modulo2/metodos5.htm>

Antimicrobianos [recurso eletrônico]consulta rápida / Organizadores, Elvino Barros, Adão Machado, Eduardo Sprinz. – 5. Ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed,2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com