TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulação do Potencial de Ação no Neurónio

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

Observação das diferentes células do tecido sanguíneo

Resumo

  Nesta atividade experimental, foi efetuada a observação de tecidos sanguíneos com o recurso ao microscópio ótico, para isto foi necessário utilizar a técnica do esfregaço com o corante Giemsa. Foi possível a observação de vários tipos de leucócitos, entre os quais neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos, foi também possível observar hemácias ou também conhecidos como glóbulos vermelhos ou ainda por eritrócitos por fim observou-se também plaquetas ou trombócitos.

Introdução

   O sangue é um tecido líquido, essencialmente constituído por plasma que ocupa cerca de 55% do volume sanguíneo e por células e fragmentos, estes ocupam cerca de 45% do volume sanguíneo (figura 1). Cerca de 90% do plasma é constituído por água sendo os restantes 10% substâncias dissolvidas, como proteínas, glucose, aminoácidos, iões, hormonas e gases.

   As células que se encontram no tecido sanguíneo, são constituídas essencialmente por eritrócitos também conhecidos por glóbulos vermelhos ou hemácias e por leucócitos ou glóbulos brancos. Já os fragmentos, que se encontram no tecido sanguíneo, são constituídos por trombócitos ou plaquetas.

Figura 1 – Constituição do tecido sanguíneo. Imagem do volume ocupado por cada uma das células no tecido sanguíneo.

Eritrócitos (constitui cerca de 45% do tecido sanguíneo).

I

Figura 2 – I- Agrupamento das hemácias
II-Esquema dos ossos longos onde as hemácias são formadas.  

  Os eritrócitos ou glóbulos vermelhos ou hemácias são células que tem a forma de discos bicôncavos (figura 2), que asseguram uma troca gasosa eficaz, são células anucleadas quando maduras, isto significa que perdem o seu núcleo quando atingem a maturidade, a sua principal função é o transporte de oxigénio (O2) e de dióxido de carbono (CO2) através das proteínas mais abundantes no seu citoplasma, as hemoglobinas, estas ocupam grande parte do citoplasma. Possuem um diâmetro de aproximadamente 7-8,5 µm. No ser humano existem aproximadamente 25 triliões destas células, elas são 1/3 de todas as células do corpo humano. As hemácias são formadas na medula óssea vermelha (figura 2) dos ossos longos, costelas, crânio e vertebras, a vida média de cada uma destas células é aproximadamente 120 dias. [a]   As plaquetas ou trombócitos são fragmentos celulares provenientes de megacariócitos que são células gigantes localizadas na medula óssea. Estas células são pequenos corpúsculos discoidais com um diâmetro variável entre 2-4 µm. Transportam químicos essenciais para a coagulação do sangue, aderem às feridas nos vasos sanguíneos e libertam fatores de coagulação, estas sobrevivem aproximadamente 10 dias. Em preparações onde utilizamos a técnica do esfregaço, as plaquetas usualmente aparecem aglutinadas e apresentam coloração azul-clara .

   Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são células incolores de formato esférico que atuam na defesa do organismo, agindo contra infecções, alergias, e em algumas ocasiões podem atacar os tecidos do próprio corpo, dando origem a doenças auto-imunes. São células nucleadas, maiores do que os eritrócitos, são produzidos na medula óssea e ocupam menos de 1% do volume total do sangue. Como já foi referido anteriormente estas células tem um papel fundamental na defesa do organismo e na imunidade.

   Existem 5 tipos de leucócitos,que estão agrupados em granulócitos e agranulócitos. Nos granulócitos estão incluídos os neutrófilos, basófilos e eosinófilos, estes possuem um núcleo irregular, e um citoplasma com granulações. Já nos agranulócitos estão incluídos os linfócitos e os monócitos, estes possuem um núcleo pouco lobado e um citoplasma agranular.

   Esta atividade experimental teve como objetivo a realização de um esfregaço sanguíneo, com a coloração Giemsa, a observação no microscópio ótico e identificação das diferentes células do tecido sanguíneo tais como os eritrócitos, os leucócitos (monócitos, neutrófilos, linfócitos, basófilos e eosinófilos) e plaquetas.      

Material e métodos

   Para a realização desta atividade experimental, foi necessário recolher uma gota de sangue, que se encontrava num tubo de ensaio, com o auxílio de uma pipeta Pasteur, posteriormente a gota foi colocada numa lâmina. De seguida com outra lâmina, encostou-se ao bordo da lâmina que continha a gota de sangue, de forma a formar um ângulo de aproximadamente 30 a 40º, e deslizou-se até encontrar a gota de sangue que se encontrava na primeira lâmina. Posteriormente com um movimento suave, único, rápido e firme deslizou-se a segunda lâmina ao longo da lâmina que continha a gota. Este procedimento que foi descrito tem o nome de técnica do esfregaço sanguíneo (figura 5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com