TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Circulatorio

Dissertações: Sistema Circulatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 6

01 - Conceituar o sistema circulatório, dos pontos de vista morfológico e funcional.

A função básica do sistema circulatório é irrigar todo o corpo levando material nutritivo e oxigênio para as células e drenar produtos residuais do metabolismo das células para os órgãos que fazem a sua eliminação ou reciclagem.

sistema cardiovascular

02 - Citar os elementos constituintes do sistema circulatório.

Sistema sanguíneo, sistema linfático e sistema hematopoético.

sistema cardiovascular

sistema cardiovascular

sistema cardiovascular

03 - Conceituar, do ponto de vista morfológico e funcional, o coração.

É um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.

sistema cardiovascular

04 - Definir anatômica e funcionalmente o pericárdio e cavidade do pericárdio.

O pericárdio é um saco fibro-seroso que possui duas paredes sendo, o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso que, envolve o coração separando-o dos outros órgãos do mediastino e inclusive, limitando a sua expansão na diástole ventricular. A cavidade do pericárdio é ocupada por uma camada líquida de espessura capilar facilitando o deslizamento de uma parede a outra durante as mudanças de volume do coração.

sistema cardiovascular

05 - Descrever, e ilustrar “in situ”, a posição do coração e suas relações com os órgãos vizinhos.

O coração fica instalado na caixa torácica atrás do esterno e acima do músculo diafragma sobre a qual repousa sobre parte, e no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais (mediastino). Sua maior porção fica a esquerda do plano mediano e disposto obliquamente de forma que a base é medial e o ápice lateral. Seu maior eixo é longitudinal (da base ao ápice), oblíquo e forma um ângulo de aproximadamente 40º com o plano horizontal e com o plano mediano do corpo.

sistema cardiovascular

06 - Descrever a morfologia externa do coração. Ilustrar o coração nas vistas anterior e posterior.

A constituição do coração é formada de tecido muscular estriado cardíaco (miocárdio) que fica protegido por uma membrana serosa denominada de epicárdio e posteriormente o pericárdio.

sistema cardiovascularsistema cardiovascular

07 - Citar as cavidades cardíacas com suas paredes e septos, e os vasos relacio­nados com elas.

Átrio direito - veia cava inferior e superior; Átrio esquerdo - 4 veias pulmonares (duas para cada pulmão), ventrículo direito - tronco pulmonar (que se bifurca em artéria pulmonar direita e esquerda) e Ventrículo esquerdo - artéria aorta que, inicialmente se dirige para cima, para trás e para a esquerda formando o arco aórtico.

sistema cardiovascular

08 - Definir e Identificar em figuras, as trabéculas cárneas, os mm. papilares e as cordas tendíneas.

Trabéculas cárneas são colunas musculares arredondadas ou irregulares que se projetam de toda a superfície interna dos ventrículos, com exceção do infundíbulo, no ventrículo direito, cuja parede é lisa. Funções: orientar a corrente sanguínea; nutrição do miocárdio através do endocárdio; e auxiliar na contração dos ventrículos.

Os músculos papilares fazem parte da trabécula cárnea continuando pela sua base com a parede ventricular. Seu ápice projeta-se na cavidade ventricular e se continua com as cordas tendíneas, que se inserem nas válvulas das valvas atrioventriculares direita e esquerda.

sistema cardiovascular

09 - Descrever e ilustrar o esqueleto fibroso do coração em uma vista superior.

O esqueleto cardíaco é constituído de uma massa contínua de tecido conjuntivo fibroso que circunda os óstios átrios-ventriculares e os óstios do tronco pulmonar e da aorta. Nele se inserem as valvas dos orifícios atrioventriculares e dos artifícios arteriais, alem de camadas musculares.

sistema cardiovascular

10- Conceituar e ilustrar dos pontos de vista morfológico e funcional, as valvas atrioventriculares.

Ao nível dos orifícios de saída do tronco pulmonar e da aorta respectivamente direito e esquerdo, existem as valvas que, tem a finalidade de impedir o retorno do sangue para o coração no momento da diástole ventricular (enchimento dos ventrículos). E cada valva desta está constituída de 3 válvulas semilunares (lâminas de tecido conjuntivo forrada de endotélio em forma de bolso com o fundo voltado para o ventrículo e porção aberta para a luz da artéria).

sistema cardiovascular

11- Citar a localização e ilustrar as valvas átrio-ventriculares durante a sístole e durante a diástole.

As valvas atrioventriculares se localizam entre os átrios e os ventrículos do coração. A valva atrioventricular direita e chamada “tricúspide”, e a esquerda “bicúspide” ou “mitral”. De acordo com suas localizações são: anterior, posterior e septal.

sistema cardiovascularsistema cardiovascular

12- Conceituar e ilustrar, dos pontos de vista morfológico e funcional, as valvas pulmonar e aórtica.

Valva pulmonar é o conjunto de 3 válvulas semilunares (1 posterior e 2 anteriores, direita e esquerda). Ela se encontra aberta na sístole cardíaca, permitindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com