TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Circulatório

Artigos Científicos: Sistema Circulatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  5.990 Palavras (24 Páginas)  •  3.974 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução.

Nosso sistema circulatório, como o dos outros vertebrados, é fechado, ou seja, o sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, bombeado por contrações rítmicas do coração.

É um sistema capaz de comunicar todas as células do corpo entre si, e estas com o meio externo, um sistema único, mas organiza-se em duas circulações em série, a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

O princípio básico que determina a intensidade do fluxo sangüíneo é a demanda dos tecidos por nutrientes. Para o controle do fluxo duas variáveis principais são reguladas: o débito cardíaco e a pressão arterial.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Coração Esquerdo e Coração Direito.

Os corações, esquerdo e direito, bem como os vasos sanguíneos são representados em relação uns aos outros. Cada lado do coração do coração tem duas câmaras, um átrio e um ventrículo, interligados por válvulas unidirecionais, chamadas de válvulas atrioventriculares (AV). As válvulas AV são constituídas de modo que o sangue só pode fluir em uma direção, do átrio para o ventrículo.

O coração esquerdo e coração direito exercem funções distintas. O coração esquerdo e as artérias, capilares e veias sistêmicas são designados, em conjunto, de circulação sistêmica. O ventrículo esquerdo bombeia sangue para todos os órgãos do corpo, exceto para os pulmões. O coração direito e as artérias, capilares e veias pulmonares são chamados, em conjunto, de circulação pulmonar. O coração direito bombeia sangue para os pulmões. Os corações, esquerdo e direito funcionam em série, portanto o sangue é bombeado, sequencialmente, pelo coração esquerdo, para a circulação sistêmica, para o coração direito, para a circulação pulmonar e, daí, de volta ao coração esquerdo.

A intensidade (ou velocidade), com que o sangue é bombeado por qualquer dos ventrículos é o débito cardíaco. Porque os dois lados do coração funcionam em série, o débito cardíaco do ventrículo esquerdo é igual ao débito cardíaco do ventrículo direito, no estado estável. A intensidade (ou velocidade) com que o sangue retorna aos átrios, por meio das veias, é chamada de retorno venoso. De novo, porquanto os corações, esquerdo e direito funcionam em série, o retorno venoso, para o coração esquerdo, é igual ao retorno venoso para o coração direito, no estado estável.

Anatomia fisiologia do músculo cardíaco.

O Músculo cardíaco como um sincício.

As áreas escuras anguladas que cruzam as fibras musculares cardíacas são chamadas de discos intercalados; na verdade, são membranas celulares que separam as células musculares cardíacas individuais umas das outras. Isto é, cada fibra muscular cardíaca é formada por muitas células através do disco intercalada é de apenas 1/400 da resistência através da membrana externa da fibra muscular cardíaca, porque as membranas celulares se fundem umas as outras,formando junções “comunicantes” (junções abertas) muito permeável,que permitem uma difusão relativamente livre de íons. Por conseguinte, do ponto de vista funcional, os íons podem deslocar-se com facilidade ao longo dos eixos das fibras musculares cardíacas, de modo que os potencias de ação passam de uma célula muscular cardíaca para outra, através do disco intercalado, sem encontrar grandes dificuldades. Como resultado o músculo cardíaco é um sincício de muitas células musculares cardíacas, onde essas células estão interconectadas de modo que quando uma delas fica excitada, o potencial de ação se propaga para todas elas, passando de células a células e se propagando por todas as ramificações interconectadas.

O coração é formado por dois sincícios distintos: o sincício atrial, que forma as paredes dos dois átrios, e o sincício ventricular, constituindo as paredes dos dois ventrículos. Os átrios são separados dos ventrículos por tecido fibroso que circunda os orifícios valvulares entre os átrios e os ventrículos. Em condições normais, os potencias de ação podem ser conduzidos dos sincícios atrial para o ventricular por apenas uma via especializada de condução, o feixe A-V, essa divisão da massa muscular cardíaca em dois sincícios funcionais distintos permite que os átrios se contraiam pouco antes dos ventrículos, o que é importante para a eficácia do bombeamento cardíaco.

Vasos Sanguíneos.

Os vasos sanguíneos exercem várias funções. Atuam como um sistema fechado de condutos passivos, que leva sangue aos tecidos, onde os nutrientes e os produtos finais de metabolismo são trocados, e promove-lhe o retorno. Os vasos sanguíneos participam ativamente da regulação do fluxo sanguíneo para os órgãos. Quando a resistência dos vasos sanguíneos, de modo particular, das arteríolas, é alterada, o fluxo sanguíneo para os órgãos dependentes também se altera.

Tipos e Características dos Vasos Sanguíneos.

Os vasos sanguíneos são os condutos pelos quais o sangue é transportado do coração para os tecidos e dos tecidos de volta para o coração. Além desses, alguns vasos sanguíneos (capilares) têm paredes tão finas que as substâncias podem ser trocadas valendo-se delas. As dimensões dos diversos tipos de vasos sanguíneos é variável, bem como as características histológicas de suas paredes. Essas variações têm efeitos profundos sobre suas propriedades de resistência e de capacitância.

A direção do fluxo sanguíneo, por esse leito vascular, é da artéria para a arteríola, daí para os capilares, para as vênulas e para as veias.

Artérias. A aorta é a maior artéria da circulação sistêmica. Artérias médias e pequenas se ramificam da aorta. A função das artérias é levar sangue oxigenado para os órgãos. As artérias são estruturas com paredes grossas, com extenso desenvolvimento de tecido elástico, músculo liso e tecido conjuntivo. A espessura da parede arterial é característica significativa: as artérias recebem sangue diretamente do coração e são submetidas às mais altas pressão atuantes sobre os vasos sanguíneos. O volume de sangue, contido nas artérias, é chamado de volume estressado (stressed volume) (significando que o volume de sangue está submetido a altas pressões).

Arteríolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com